Notícias

A Universidade de Évora (UÉ) é uma das instituições de Ensino Superior que, desde 2013, colabora com a Plataforma Global para Estudantes Sírios, com a finalidade de chamar a atenção para a dura e premente realidade de jovens cujos percursos académicos são afetados direta ou indiretamente por situações de guerra e conflito que os obrigam a uma deslocação forçada dos seus países de origem.

Publicado em 23.01.2020
A Minha Investigação

Ana Isabel Queiroz é investigadora do CIDEHUS e desenvolve o seu trabalho na área das Humanidades Ambientais

Publicado em 22.01.2020

Manuel Collares Pereira, former head of the Renewable Energy Chair, coordinating researcher and professor at the University of Évora (CER-UÉ), with whom he maintains close contact, will receive the title of honorary member of the Mexican Academy of Energy, on January 16, in Mexico City.

Publicado em 16.01.2020

Manuel Collares Pereira, antigo responsável pela Cátedra Energias Renováveis, investigador coordenador e professor da Universidade de Évora (CER-UÉ), com a qual mantém contato próximo, vai receber o título de membro honorário da Academia Mexicana de Energia, dia 16 de janeiro, na Cidade do México.

Publicado em 14.01.2020
11 e 12 de janeiro|2020, Idanha-a-Nova

Dando continuidade à realização de seminários internos para investigadores membros do CICS.NOVA.UÉvora, realiza-se o VIII Encontro, desta vez em Idanha-a-Nova, com vista a cumprir com a missão desta unidade de investigação: contribuir para o conhecimento sobre as dinâmicas territoriais e sociais inerentes às áreas de transição e/ou territórios de baixa densidade, assumindo compromissos no âmbito da investigação fundamental, da investigação aplicada, da formação de investigadores juniores e na assessoria técnico-científica a trabalhos de extensão universitária.

Publicado em 09.01.2020

Está oficialmente aberto o período de candidaturas ao concurso para a atribuição das Bolsas Ibero-Americanas para alunos de Licenciatura e Mestrado – Santander UniversidadesPodem candidatar-se a estas bolsas os alunos de 1º, 2º ciclos e Mestrado Integrado da Universidade de Évora (UÉ), nas condições expostas no Regulamento em anexo, e que pretendam realizar um período de estudo numa Universidade parceira de Espanha ou de um país da América Latina, nomeadamente Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Perú, Porto Rico ou Uruguai.

Publicado em 08.01.2020

Quintino Lopes, investigador do Instituto de História Contemporânea e do seu Grupo Ciência da Universidade de Évora (UÉ), está atualmente ligado a esta universidade, uma instituição vital na sua formação académica, na qual desenvolve o projeto de pós-doutoramento “The scientific 'centrality' of a 'peripheral' laboratory: the University of Coimbra Experimental Phonetics Laboratory (1936-72)”.

Publicado em 08.01.2020

A exposição Postcards_Trilogy foi inaugurada ontem, no dia 7 de janeiro de 2020, pelas 15h30, na Galeria de exposições da Casa de Burgos, em Évora.  Este projeto que surge da união entre as artes visuais e as artes performativas é da autoria de Eleonora Marzani, artista multidisciplinar italiana que é também investigadora do Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA/UÉ).

Publicado em 08.01.2020

Ao longo dos últimos 20 anos a Universidade de Évora (UÉ) tem vindo a consolidar o conhecimento sobre a gestão e conservação das populações de peixes migradores diádromos (e.g, sável, lampreia-marinha), sendo atualmente uma referência a nível nacional e internacional neste domínio. O excelente trabalho que a UÉ tem realizado foi recentemente alvo de reconhecimento público com uma menção explícita à instituição na legislação que regulamenta a pesca profissional da lampreia-marinha e do sável no estuário do rio Mondego e na Ria de Aveiro.

Publicado em 07.01.2020

In Rádio Campanário - 3.Jan.2020

in O Digital - 3.Jan.2020

Universidade de Évora será sede da maior unidade de investigação nacional, com foco na agricultura, ambiente e desenvolvimento