Notícias
A Universidade de Évora recebe o primeiro projeto nacional integrado na Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável da Organização Mundial de Turismo (INSTO). O “Alentejo Sustainable Tourism Observatory” (ASTO) vai monitorizar o desenvolvimento do turismo sustentável ao nível do território Alentejo (NUT II), área que abrange os distritos de Portalegre, Évora, Beja, e parte dos distritos de Setúbal e Santarém.
Nos dias 20 e 21 de Setembro de 2019 teve lugar a VII Edição da Residência Cisterciense no mosteiro de S. Bento de Cástris, em Évora organizada em parceria entre o CIDEHUS e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio do Laboratório HERCULES, da Escola de Artes da Universidade de Évora - FLAUTUÉ, do Centro de Estudos de História Religiosa, do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e dos Caminheiros de Évora.
Felipe Arturo, estudante de Doutoramento em Artes Visuais da Escola de Artes da Universidade de Évora (UÉ), foi um dos vencedores do importante prémio para conceber uma obra que se encontra no espaço "Fragmentos, Espacio de Arte y memoria", no Museu Nacional da Colômbia.
O projeto “ET STED Å VÆRE”, desenvolvido por alunos do terceiro ano da licenciatura em arquitectura paisagista da Universidade de Évora (UÉ) foi premiado no 56th IFLA World Congress 2019, um concurso mundial que decorreu em Oslo (Noruega), entre 18 e 20 de setembro.
Os SASUE, continuando a promover ações de simplificação de procedimentos, disponibilizam a partir deste ano letivo a aquisição e reserva de senhas de refeição no SIIUE.
A Universidade de Évora (UÉ), parceira do projeto Noite Europeia dos Investigadores (NEI) escolheu como tema, a «Ciência na Cidade», e apresentou durante este ano um programa de actividades que decorreram em locais emblemáticos da cidade de Évora.
O projecto culmina agora com uma grande montra científica agendada para o próximo dia 27 de Setembro, em plena Praça do Giraldo.
A iniciativa, que decorre este ano nas cidades de Évora, Braga e Lisboa, pretende aproximar a sociedade civil à ciência, e sobretudo, fazer com que a sociedade compreenda a necessidade de existir ciência, de existir investigação e os benefícios desta no nosso quotidiano.
A temática escolhida para a edição 2019 da NEI em Évora, procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando-se a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como factor essencial à sustentabilidade.
Lançada em 2005, actualmente bianual, a iniciativa financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, pretende celebrar a Ciência e aproximar investigadores e cidadãos.
Para Maria de Fátima Nunes, Professora e coordenadora do projecto na UÉ, o intuito é “demonstrar que fazemos ciência com cidadania, até porque, a comunidade científica deverá ser capaz de responder às necessidades actuais da sociedade e comunicar a ciência de forma clara e objectiva”, acrescentando ainda que, “esta é uma excelente oportunidade de dinamizar a cidade e mostrar a todos, sobretudo aos mais jovens, a cultura e o imaginário científico”, agradecendo à vasta equipa que garantiu as condições para a realização deste evento.
Saiba + https://noitedosinvestigadores.org/