UÉ na transformação digital de PME

A Universidade de Évora (UÉ) integra o Projeto PME Digital que tem como objetivo capacitar mais de 3.000 PME de norte a sul do país em competências digitais. Em Março, a UÉ recebe uma sessão de apresentação deste projeto, abordando entre outros temas, as fábricas do futuro ou como a Transformação Digital irá transformar as cidades e quais as oportunidades de negócio para as PME.

Em processo contínuo, a transformação digital pressupõe uma mudança de estratégia para os negócios, sobretudo empresas que ambicionam ser mais fiáveis, mais sustentáveis e, sobretudo mais competitivas num mundo em mudança no que respeita à transição digital.

Para dar resposta a estes desafios e facilitar oprocesso de transição digital das PMEl, o projeto PME Digital, tenciona oferecer uma resposta eficaz para a adoção de novas práticas de gestão, para tal é necessário, entre outras medidas, mapear a situação atual das empresas, avaliar o nível de maturidade das mesmas, ou ainda, o levantamento de boas práticas e lessons learned nacionais e internacionais.

Este projeto, liderado pelo ISQ, em parceria com o TICE.PT e a ESMAD do IPP, conta com o apoio de várias entidades nacionais, como o Cluster Automóvel MOBINOV, Cluster do Habitat Sustentável CENTROHABITAT, Cluster Portugal Mineral Resources, IDC, COTEC, IFD, CCDRs, Programa INCoDe2030, CTCV, Inova+, ISEP e a Universidade de Évora.

Tour Nacional PME Digital passa pela Universidade de Évora

Com sessão agendada para o dia 12 de março, pelas 9h45, no Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo da UÉ, a tour nacional deste projeto passa pela UÉ, onde, para além da apresentação de resultados, conteúdos, ferramentas e da plataforma HUB Acelerador Digital vai promover dinâmicas de interação com entidades de referência na temática a nível nacional, dando a oportunidade de as Empresas apresentarem desafios tecnológicos e barreiras organizacionais ou tomarem conhecimento de formas de financiamento para os seus projetos de Transformação Digital. A sessão de Encerramento da sessão está a cargo de Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital (a confimrar).

Publicado em 07.02.2020