Notícias

Decorridos cinco anos desde a primeira edição dos Seminários ContaConnosco este projeto da Universidade de Évora (UÉ) resiste, adaptou-se e apresenta-se agora em formato webinar.

Publicado em 28.05.2020

Universidade de Évora (UÉ) investiga o potencial que a saliva poderá assumir no estudo da doença COVID-19. A proposta dessa sua aplicação foi publicada no artigo “Use of Saliva for Diagnosis and Monitoring the SARS-CoV-2: A General Perspective”, no Journal of Clinical Medicine, uma revista médica científica.

Publicado em 26.05.2020
POCITYF

A primeira newsletter do projeto POCITYF foi publicada. O POCITYF – A POsitive Energy CITY Transformation Framework é um projeto de cidades inteligentes, com financiamento da UE, através do programa Horizonte2020, que se iniciou há sete meses, com os 46 parceiros, de 13 países, reunidos em Évora para iniciar o projeto.

Publicado em 26.05.2020
Comunicar para a consciencializar
Com Pedro Anastácio

Especialista em Ecologia Aquática, Pedro Anastácio estuda espécies não nativas invasoras de água doce em Portugal no Centro Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), polo da Universidade de Évora (UÉ), uma área com forte componente aplicada e utilização prática, influenciando os decisores políticos a tomar medidas para o controle destas espécies.

Publicado em 26.05.2020
Publicado em 20.05.2020
Nós e a pandemia

Participando no esforço de deteção dos assintomáticos infetados com SARS-Cov-2

Publicado em 16.05.2020

A Universidade de Évora (UÉ) é a única instituição portuguesa a integrar uma campanha europeia desenvolvida pela ACTRIS, iniciativa panEuropa que produz observações de alta qualidade de aerossóis, nuvens e gases vestigiais, que se encontra agora a estudar as mudanças na atmosfera durante o período de confinamento e de restrições na circulação, nomeadamente de tráfego aéreo, que alguns países foram sujeitos devido à COVID-19.

Publicado em 15.05.2020

Hélia Cardoso, investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora (UÉ) foi reconhecida pela Revista Plants da MDPI pela “quantidade, pontualidade e qualidade de suas análises em 2019”.

Publicado em 13.05.2020

O MED integra mais um projeto H2020, desta vez na área da Agro-ecologia - o SHOWCASE [SHOWCASing synergies between agriculture, biodiversity and Ecosystem services to help farmers capitalising on native biodiversity]

Publicado em 13.05.2020

A Universidade de Évora (UÉ) integra novo projeto em agroecologia financiado pelo maior programa de investigação e inovação da União Europeia, o programa Horizonte 2020 (H2020). No contexto deste projeto, o Alentejo formará parte de uma rede europeia de áreas experimentais destinadas ao desenvolvimento e implementação de novas aproximações para a integração da biodiversidade na gestão dos agroecossistemas.

Publicado em 11.05.2020