Candidaturas a Programas e Projetos
A 7ª convocatória do Eurostars para projetos de I&D em copromoção abre a 12 de julho e está já ativa a plataforma Eurostars Sustainability Matchmaking e marketplace virtual para facilitar a formação de parcerias. Portugal é país membro.
O Conselho Europeu de Investigação (ERC) lança anualmente oportunidades de financiamento para investigadores com elevada exigência e rigor nos processos de avaliação e seleção. Os investigadores com financiamento obtido nestes processos, com perfis altamente competitivos a nível internacional, oferecem um potencial único de capacitação das instituições que compõem o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e das Instituições de Ensino Superior (IES).
Neste contexto, a FCT cria um novo programa de atração destes investigadores para posições permanentes nas instituições de investigação e do ensino superior em Portugal – ERC-PT Careers – financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O Programa ERC-Portugal enquadra-se na dimensão resiliência do PRR, e em particular na componente “RE-C06-i06 - Ciência Mais Capacitação”, contribuindo para modernizar e aprofundar a produção e transferência de conhecimento em todos os seus vários ciclos.
Foi lançada, no dia 25 de abril, a Call 26 do Cluster Eurogia. Esta convocatória encontra-se aberta até dia 27 de junho de 2024, pelas 17:00 CET.
O concurso de 2024 para o EIC Transition encontra-se aberto e prolonga-se até ao dia 18 de setembro. Este instrumento de financiamento visa fomentar a transição da investigação e desenvolvimento para a inovação (TRL 4 até TRL 5/6).
Call destinada a organizações que criem colaborativamente novos programas para formar um milhão de pessoas em Deep Tech na Europa. A iniciativa financiará até 20 projetos comprometidos com o pioneirismo no futuro da educação tecnológica e do desenvolvimento de competências em toda a Europa e distribuirá um montante total de até 2 milhões de euros.
No dia 8 de junho de 2017, o XXI Governo Constitucional aprovou a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA que estabelece um compromisso colaborativo para a promoção de uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos, traduzido em modelos de conduta sustentáveis em todas as dimensões da atividade humana. Esta estratégia e os seus objetivos mantém-se válidos, pelo que continua em implementação, contribuindo os projetos a desenvolver, com o apoio das verbas previstas neste Aviso, para assegurar a alteração de comportamentos preconizados na ENEA.
Tal como na primeira convocatória de projetos, trata-se de uma convocatória de projetos organizada em duas fases competitivas.
Com um orçamento FEDER de 53,7 milhões de euros, a convocatória de projetos está aberta aos objetivos específicos das prioridades 1, 2 e 3 do Programa e será organizada em duas fases competitivas.
Instituído em 1996 pelo CIEJD, o Prémio Jacques Delors (PJD) assegura a edição da obra vencedora e atribui ao(s) premiado(s)/à(s) premiada(s) uma compensação pecuniária, patrocinada pelo Banco de Portugal
Interreg NEXT MED lança convite à apresentação de propostas com mais de 100 milhões de euros para enfrentar desafios conjuntos do Mediterrâneo.
O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” anuncia a abertura de um concurso para apoiar projetos de investigação no domínio das Ciências Sociais que estudem o impacto social das vidas longevas, em Portugal, através de um inquérito quantitativo.