ASTO (Alentejo Sustainable Tourism Observatory): Um Projeto em Implementação

O ASTO (Alentejo Sustainable Tourism Observatory) é o primeiro projeto nacional integrado na Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável da Organização Mundial de Turismo (INSTO). Esta rede apoia a melhoria contínua da sustentabilidade no contexto do sector turístico a nível mundial e fomenta uma maior proximidade entre os destinos que pretendem aumentar o seu nível de conhecimento em prol de uma gestão responsável no uso de diversos recursos. Como o faz? Estimulando o desenvolvimento de uma estrutura de partilha de informação que permita a monitorização sistemática, atempada, regular e credível do desempenho das atividades turísticas e dos seus impactos. Neste contexto, o ASTO tem como objetivo central monitorizar o desenvolvimento do turismo sustentável ao nível do território Alentejo NUT II.
Sediado no Tourism Creative Lab/CIDEHUS.UÉ, o ASTO resulta ainda de uma parceria estratégica com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo e conta com o apoio do Turismo de Portugal. Assume, também, parcerias com outras instituições do ensino superior, nomeadamente o Instituo Politécnico de Portalegre e de Santarém.
As atividades de capacitação preliminar para a implementação do ASTO, a decorrer em 2019, têm o apoio financeiro do Turismo de Portugal e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, ERT. Entre as atividades mais relevantes a concretizar, até ao final de 2019, destaca-se a planificação e operacionalização do website, ferramenta essencial de comunicação, mas também de captação, armazenamento e difusão de informação.
A equipa do ASTO encontra-se, também, a trabalhar na formulação de abordagens metodológicas a adotar para desenvolver o sistema de indicadores definidos pela INSTO, que pretende focar 9 áreas centrais de monitorização dos destinos: satisfação local com o turismo; benefícios económicos do turismo; emprego; sazonalidade turística; gestão energética; gestão dos recursos hídricos; gestão das águas residuais; gestão dos resíduos sólidos e governança.

Equipa do ASTO em trabalho de campo: aplicação de inquéritos para recolha de informação sobre a perceção e atitudes dos residentes, relativamente aos impactes causados pelo desenvolvimento do turismo nos concelhos de Elvas, Portalegre e Estremoz.

Em junho de 2019 foi lançado o primeiro inquérito para apurar a perceção dos residentes na região Alentejo sobre os impactes do desenvolvimento da atividade turística. Na fase de recolha de informação, atualmente em curso, o inquérito abrange 34 concelhos da região Alentejo. A opinião dos residentes é essencial, na medida em que estes são importantes agentes da atividade turística e influenciam o processo de desenvolvimento dos concelhos onde residem. Por esse motivo, compreender as suas perceções é de extrema relevância no âmbito da monitorização do desenvolvimento sustentável no Alentejo.
Com o intuito de iniciar o processo de planeamento participativo, decorreu, no passado dia 18 de julho na Entidade Regional de Turismo do Alentejo, uma reunião de apresentação e discussão dos trabalhos em curso e a desenvolver no âmbito do ASTO. Participaram da reunião a equipa de investigadores do CIDEHUS que integram o projeto e o Presidente da ERT Alentejo.

Reunião de grupo de trabalho da Universidade de Évora e Entidade Regional de Turismo do Alentejo sobre o ponto de situação das atividades desenvolvidas e a desenvolver no âmbito do Alentejo Sustainable Tourism Observatory (ASTO). Da esquerda para a direita: Prof.ª Joana Lima, Prof. Jaime Serra, Dr. António Ceia da Silva (Presidente da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo), Dr. José Manuel dos Santos (Turismo do Alentejo, ERT), Prof.ª Noémi Marujo, Prof.ª Rosário Borges e Cláudia Correia (Bolseira de Investigação).

A monitorização da atividade turística ao nível local coloca-se hoje na agenda dos vários atores que diretamente se relacionam com dimensões de planeamento ou gestão do desenvolvimento turístico. Neste sentido, por solicitação da Câmara Municipal de Évora, o Laboratório de Turismo do CIDEHUS, produziu o relatório da Evolução do Turismo da cidade de Évora entre 2013-2017O estudo surge da necessidade que a Câmara Municipal sentiu de analisar a evolução da procura e oferta turística da cidade, em profundidade, para iniciar a discussão sobre a eventual implementação da taxa turística na cidade de Évora. Assim, o estudo pretendeu diagnosticar/caracterizar a atividade turística na cidade de Évora, tanto na dimensão da sua oferta turística, mas sobretudo cruzando com a dimensão da procura turística, incluindo indicadores de “pressão turística”. Com o objetivo de suportar a discussão da implementação da taxa turística na cidade de Évora, considerou-se pertinente incluir, complementarmente, uma análise comparativa de alguns indicadores turísticos de Évora com outras cidades do continente português que têm implementada a taxa turística, ou anunciaram intenção de a impor. A discussão pública dos resultados do relatório decorreu no passado dia 27 de junho, na Câmara Municipal de Évora, com a participação de várias entidades públicas e privadas do turismo local.

Apresentação pública dos resultados do relatório pelo Professor Jaime Serra, na Câmara Municipal de Évora.

Conheça a INSTO...

Publicado em 12.09.2019