Fonte: Ministerio de Cultura de Colombia
"Antibalas" de Felipe Arturo premiada na América Latina

Felipe Arturo, estudante de Doutoramento em Artes Visuais da Escola de Artes da Universidade de Évora (UÉ), foi um dos vencedores do importante prémio para conceber uma obra que se encontra no espaço "Fragmentos, Espacio de Arte y memoria", no Museu Nacional da Colômbia.

Intitulada por “Antibalas”, a obra de Felipe Arturo é composta por vinte e um fatos à prova de bala expostos no “Fragmentos', Espacio de Arte y Memoria”, criado por Doris Salcedo, professora e artista colombiana.

Recorrendo a várias técnicas e materiais que variam desde o aço aos têxteis passando pela cerâmica, Filipe Arturo salienta que “esta obra apela à tecnologia da blindagem, e às transformações dos espaços públicos e domésticos após décadas, senão séculos, de uma complexa estrutura de conflitos militares, étnicos, de classe e de género”.

A transversalidade e a transdisciplinaridade são características essenciais do Doutoramento em Artes Visuais, onde a relação das artes e das humanidades com as ciências e as tecnologias é abordada nas variantes ou âmbitos de especialização inovadores no território nacional, atendendo às tendências internacionais nas artes e no design.

Publicado em 24.09.2019