Notícias

A Universidade de Évora é parceira do projeto de cooperação transfronteiriça que visa a valorização integral da Dehesa-Montado, intitulado (PRODEHESA-MONTADO). A jornada de lançamento deste projeto, coordenado pelo Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX), decorreu no dia 20 de junho na cidade espanhola de Mérida.

Publicado em 21.06.2017

Coordenado pela Universidade de Évora, o projeto “LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga”, conta com o apoio técnico-científico do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE). Com um orçamento global de 3,3M de euros, e duração de 5 anos, está previsto o arranque dos trabalhos para início do mês de agosto.

Publicado em 21.06.2017

Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, integrou delegação portuguesa liderada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, com vista à promoção da capacidade científica de Portugal na Alemanha. Durante os dias 16 a 17 de Junho, a Reitora da UÉ participou em diversas iniciativas com vista ao debate e definição de políticas e estratégias de investigação e inovação nas áreas das energias renováveis e agricultura de precisão.

Publicado em 19.06.2017

A Comissão Europeia lançou recentemente uma nova APP cujo o principal objetivo é a promoção do programa Erasmus+

Publicado em 14.06.2017

Uma equipa de investigação internacional, liderada por Anthony Burke do Centro de Química de Évora da Universidade de Évora (CQE-UÉ), produziu com sucesso um novo inibidor da enzima Colinesterase, fundamental para assegurar a comunicação entre neurónios em doentes com a doença de Alzheimer.

Publicado em 12.06.2017

O Alentejo vai ser a primeira região do país a ter um Observatório de Turismo Sustentável para monitorizar a atividade turística e o impacto social e ambiental do setor. O memorando de entendimento para a concretização do projeto foi assinado dia 01 de junho, na cidade de Évora, Hotel M`ar de Ar Muralhas, entre os cinco parceiros deste Observatório, onde se incluí a Universidade de Évora, no âmbito da Conferência Green Project Awards, dedicada ao Turismo Sustentável.

Publicado em 05.06.2017

Entre 15 a 26 de maio de 2017 decorreu na Universidade de Évora o terceiro curso de valorização profissional com o tema “Património Cultural e Especialização Inteligente”, coordenado pelo titular da Cátedra UNESCO, Filipe Themudo Barata. Participaram 13 alunos da Universidade Federal de Vila Viçosa (Brasil).

O curso teve por objetivo a troca de experiências que foram viabilizadas por meio de visitas técnicas a sítios protegidos, bem como por reuniões com profissionais da área, além de aulas, com o propósito de discutir alternativas para o desenvolvimento de uma economia da cultura sustentável numa cidade Património Mundial e numa região com grande consistência cultural.

No último dia do curso os alunos fizeram a apresentação dos trabalhos finais e receberam os certificados por parte da directora do CIDEHUS, Fernanda Olival.

Publicado em 01.06.2017

Promovida pelo Projeto CREATOUR, decorreu nos dias 09 e 10 de maio na sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo, a primeira edição do IdeaLab, onde cerca de duas dezenas de participantes, apresentaram as suas ideias criativas, intercambiaram experiências e obtiveram formação especializada nesta área do turismo.

Publicado em 31.05.2017

A Universidade de Évora acolheu no dia 26 de maio um seminário que reuniu diversos investigadores e técnicos a trabalhar no âmbito de projetos LIFE no Sul de Portugal.

Publicado em 30.05.2017