Notícias

O Laboratório HERCULES da Universidade de Évora estuda as pinturas murais de Almada Negreiros no edifício Diário de Notícias, em Lisboa.

Publicado em 07.12.2017

A História Bibliográfica e Intelectual da Ciência, Tecnologia e Inovação; perspetivas filosóficas e visões de política foi o mote para reunir nos dias 23 e 24 de novembro na Universidade de Évora, alunos de doutoramento, investigadores, e diversas personalidades da ciência, entre elas, o diretor do Centro Cultural da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, João Caraça.

Publicado em 27.11.2017

Miguel Bastos Araújo, investigador do CIBIO-INBIO, Universidade de Évora, surge na segunda posição dos cientistas nacionais mais citados na "2017 Highly Cited Researchers", elaborada pela Clarivate Analytics, que inclui apenas 3500 cientistas de todo o mundo.

Publicado em 27.11.2017

Dando seguimento ao nosso Roadshow vamos estar conSIGo no próximo dia 30 em Évora.

Junte-se a nós neste evento único organizado em conjunto com a Universidade de Évora e que conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Agenda:

15h00 - Plataforma ArcGIS 
Rui Santos - Esri Portugal

15h20 - Os SIG's na Gestão do Território
Prof. Doutora Teresa Batista - Universidade de Évora e CIMAC

15h40 - Pausa

16h00 - Workshop de ArcGIS Pro

As apresentações ocorrerão no Anfiteatro 1 e o Workshop na sala 093.
Para participar no Workshop é necessário estar inscrito no Seminário.

As inscrições são gratuitas mas limitadas aos lugares existentes. Não perca esta oportunidade!

 

Em 30.11.2017
15:00 | Anfiteatro 1 e sala 093 do Colégio Luís Verney (Quartel)

Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, que tem por objetivo promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, foi ontem plantado no Colégio do Espírito Santo, um clone do Freixo Duarte de Armas, árvore com idade estimada de 550 anos.

Publicado em 24.11.2017

E se as bactérias, algas, fungos e outros microrganismos que deterioraram monumentos e obras de arte simplesmente “saltassem à vista” de conservadores e restauradores? É isto que é capaz de fazer, de forma rápida, simples e económica, uma nova ferramenta que está ser a desenvolvida por uma equipa de investigação do Laboratório HERCULES: permite que não-especialistas em microbiologia identifiquem os microrganismos que podem estar a deteriorar o património.

Publicado em 23.11.2017

A Universidade de Évora, através do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) lidera desde o passado mês do outubro a sub-rede em Alimentação e Água da UNIMED, momento em que, simultaneamente foi criado o Gabinete UNIMED na Universidade de Évora, o primeiro na Europa, para além de Itália, onde funciona a sua sede.

Publicado em 22.11.2017

Quatro investigadores do NemaLab/ICAAM - Professor Manuel Mota, Doutora Cláudia Vicente, Margarida Espada e Jordana Branco - participaram no 2º Simpósio SCAP de Proteção das Plantas (8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Fitopatologia e 11º Encontro Nacional de Proteção Integrada), em Santarém.  Foi realizada uma comunicação oral (Professor Manuel Mota) e duas comunicações em painel (Professor Manuel Mota; Cláudia Vicente e Jordana Branco, na imagem) relativos a trabalhos de investigação realizados no NemaLab. O congresso decorreu na Escola Superior Agrária de Santarém, nos dias 26 e 27 Outubro de 2017.   

Publicado em 30.10.2017