UÉ na defesa do Montado/Dehesa

A Universidade de Évora é parceira do projeto de cooperação transfronteiriça que visa a valorização integral da Dehesa-Montado, intitulado (PRODEHESA-MONTADO). A jornada de lançamento deste projeto, coordenado pelo Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX), decorreu no dia 20 de junho na cidade espanhola de Mérida.

O projeto pretende promover diversas ações para a valorização ambiental e económica da dehase, em Espanha, e do montado, em Portugal, desde o ponto de vista da sua sustentabilidade. Neste primeiro encontro, foram acordados prazos e os responsáveis pelas diversas tarefas a cumprir. As regiões implicadas neste projeto transfronteiriço são as Extremadura, Andalucía, Alentejo, zonas Centro e Norte de Portugal, e norte do Algarve.

O PRODEHESA-MONTADO contempla a adaptação de um marco normativo que, na atualidade afeta estes ecossistemas, suas necessidades e caraterísticas próprias. Entre as tarefas que foram programadas neste encontro, está a elaboração de uma proposta de lei para defesa da Dehesa, em todos os territórios que refletem as suas peculiaridades. Pretende igualmente contribuir para a valorização ambiental da dehesa-montado, estudando o ciclo de vida dos seus produtos, quantificar a pegada de carbono e ampliar a base cartográfica e censo existentes. Para além destas tarefas, as instituições envolvidas trabalharam numa candidatura ibérica para que a dehesa seja declarada Património da Humanidade pela UNESCO.

Outras ações deste projeto, estão intimamente relacionadas com a identificação e transferência de conhecimento e inovação para a produção e gestão de produtos, isto implica a modernização e adaptação dos processos produtivos, produção e promoção de produtos, pretendendo-se ainda, fomentar a cooperação e a profissionalização dos setores associados. Deste encontro, saiu ainda a ideia da organização do III Congresso Ibérico da Dehesa.

Ficou ainda acordado um importante trabalho de valorização e marketing, formação do produtor e do consumidor, quantificação do valor económico referente aos produtos e serviços associados, marketing e comercialização dos mesmos através de publicações, campanhas de sensibilização entre outros. A celebração da I Feira Internacional da Dehesa é igualmente outro objetivo para estas instituições, ao pretender mostrar os diversos trabalhos, produtos e serviços que este ecossistema pode oferecer.

Este projeto conta com 17 parceiros, dos quais 13 são entidades espanholas e 4 de Portugal, nomeadamente o Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX); Gabinete de Gestión Integral de Recursos; CTAEX; Universidad de Extremadura; Federación Española de la Dehesa (FEDEHESA); Universidad de Sevilla; Extremadura Avante; Consejería de Medio Ambiente y Ordenación del Territorio de la Junta de Andalucía; Agencia de Gestión Agraria y Pesquera de Andalucía (AGAPA); Observatorio para la Comercialización y la Industrialización del Corcho Extremeño (OCICEX); Dirección General de Medio Ambiente de la Junta de Extremadura; INTROMAC; Universidad de Córdoba. De Portugal, participa a Universidade de Évora, INIAV-Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, QUERCUS- Associação Nacional de Conservação da Natureza e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A UNAC - União das Organizações de Agricultores para o Desenvolvimento da Charneca, participará como representante do montado português.

O projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça España-Portugal (POCTEP) (2014-2020), num valor global de 3.417.000 euros, por um período de três anos, e os resultados entretanto obtidos vão ser facultados aos proprietários, gestores e empresários relacionados com a transformação e comercialização, cooperativas e grupos de desenvolvimento rural, associações de produtores, organizações de defesa da dehesa e do montado, bem como às diversas instituições de investigação espanholas e portuguesas.

Publicado em 21.06.2017