Notícias

No sentido de criar dinâmicas entre os doutorandos de Cursos 3º Ciclo da Universidade de Évora, nomeadamente entre os recém-doutorados ou que se encontram em fase de conclusão do seu doutoramento e os que iniciam o mesmo, o  IIFA promove  um Programa de Mentorado. Para tal,  foi criada uma Bolsa de Voluntários  a nível dos seus doutorandos dos anos terminais e recém-doutorados, para acompanharem os alunos dos primeiros anos, apoiando-os na organização dos seus trabalhos e partilhando experiências e contactos.

O Programa funciona na última 6ª feira do mês, entre as 14:30h e as 17h,  num espaço informal de encontro no IIFA ( Palácio Vimioso).

Agenda das próximas sessões:

- 24 de Fevereiro

- 31 de Março

- 28 de Abril

- 26 de Maio

Publicado em 14.02.2017

Decorre de 13 a 17 de fevereiro de 2017 uma Época extraordinária de inscrições em unidades curriculares do semestre par do ano letivo 2016/2017.

Publicado em 07.02.2017

Decorreu no dia 01 de Fevereiro, na Universidade de Évora, uma reunião promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que visou a articulação entre diversas entidades públicas e privadas ligadas direta ou indiretamente ao Património, com vista à prossecução de um projeto de cooperação transfronteiriça entre o Alentejo e a Extremadura espanhola.

Publicado em 02.02.2017
Na Radio Diana fm

Um programa do CIDEHUS sobre património Industrial com os investigadores Ana Cardoso de Matos, Armando Quintas e Maria da Luz Sampaio que será emitido hoje 25.01.2017 na Radio Diana FM, às 18h.

Com repetição Domingo 29.01.2017 às 13.30h e em dianafm.com.

Publicado em 25.01.2017

O Prémio de Investigação IIFA 2016 visa promover a investigação de excelência nos programas doutorais da Universidade de Évora. Neste contexto, foram atribuidos 6 Diplomas de mérito e 5 Menções Honrosas, a alunos de doutoramento.

Realça-se a seguinte produção cientifica (indicadores): 1 patente, 9 capítulos de livros, 58 artigos em períodicos científicos, 23 artigos em atas de encotros científicos com arbritagem científica, 55 comunicações orais e 47 posters.

Publicado em 24.01.2017

Localizado em Cabeço de Vide (concelho de Fronteira), a villa romana da Horta da Torre constitui um dos mais importantes recursos arqueológicos do Alentejo. Entre os resultados das escavações que se efectuam no local, encontra-se um stibadium, o segundo identificado em Portugal.

Publicado em 13.01.2017

Sheila Palomares Alarcón foi distinguida pelo IIFA com o Prémio de Investigação 2016. A Estudante de Doutoramento em História investiga os “Usos e reusos da arquitetura industrial no Sul da Península Ibérica: um estudo comparativo”.

Publicado em 13.01.2017

Um consórcio internacional vai construir e operar uma instalação solar térmica de circulação de sais fundidos com concentradores cilíndricos parabólicos no polo da Mitra da Universidade de Évora. Segundo as pesquisas, a circulação de sais fundidos em vez de óleo térmico nas centrais solares térmicas cilíndrico parabólicas, reduz o custo normalizado da eletricidade.

Publicado em 16.12.2016