Projetos LIFE no Sul de Portugal em retrospetiva na UÉ

A Universidade de Évora acolheu no dia 26 de maio um seminário que reuniu diversos investigadores e técnicos a trabalhar no âmbito de projetos LIFE no Sul de Portugal.

Mourad Bezzeghoud, Diretor da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, referiu na sessão de abertura do seminário, que o programa LIFE “tem um mérito indiscutível e é motor de muita investigação e medidas concretas no terreno rumo à sustentabilidade ambiental”, desde a conservação de espécies ameaçadas até à mitigação ou adaptação às alterações climáticas, recordando ainda que a "Agricultura e o Ambiente estão no ADN da Universidade de Évora" demonstrada pela "investigação realizada e projectos implementados", e espelhada igualmente na "oferta formativa" da Universidade.

Ao longo do dia foram apresentados diversos projetos financiados no âmbito deste programa europeu, que aposta na preservação e conservação de espécies e habitats em risco, nomeadamente relativo à conservação de Charcos Temporários, recuperação do habitat do Lince-Ibérico, Abutre-preto, Águia-Imperial, Aves Estepárias, Abetarda, Sisão, Peneireiro-das-torres, Saramugo, entre outras espécies.

O programa contemplou ainda demostrações de controlo de plantas exóticas invasoras, e um percurso pela Serra de Monfurado com o título “Night walk: the acoustic environments in Monfuradi site”, que juntou diversos interessados em conhecer ou aprofundar conhecimentos num local inscrito como sítio da rede Natura 2000.

Publicado em 30.05.2017