Notícias

O Concurso Speed Talent for Alentejo "Incubators Network" do projeto “Speed Talent”, pretende premiar as 25 melhores ideias de negócio para a criação de start-ups na região do Alentejo e conta com a participação da Universidade de Évora.

Publicado em 19.06.2018
Investigadores portugueses da UÉvora em 90 segundos de Ciência

Fatores como a idade e a dimensão da empresa contribuem para melhorar as condições de acesso ao crédito das PME. As pequenas e médias empresas de base familiar mostraram ainda uma maior capacidade de reforço de financiamento e capitais próprios quando comparadas com PME não familiares.​

Publicado em 18.06.2018

Na revista Semmais - edição Alentejo - revista anexa ao jornal Expresso, uma homenagem à Prof.ª Paula Simões e ao projeto Mitra Nature, autoria da jornalista Rita Pinho.
Vale a pena ler!

Publicado em 18.06.2018

Dia 14 de junho marca o arranca do projeto-piloto U-BIKE na Universidade de Évora, que irá disponibilizar 500 bicicletas – 300 convencionais e 200 elétricas – para a alunos, professores e funcionários da UÉ. No período experimentar a comunidade académica terá à disposição 25 bicicletas, sendo que totalidade dos velocípedes ficará disponível no próximo ano letivo.

Publicado em 15.06.2018
Mecanismos de apoio a projetos baseados no conhecimento, por jovens empreendedores

O projeto EUROACE_LERA, coordenado na Universidade de Évora pelo Instituto de Investigação e Formação Avançada, é um projeto de cooperação transfronteiriça, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), EP -INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP), que promove o desenvolvimento das zonas fronteiriças de Espanha e Portugal.

Trata-se de uma aposta em transformar o espaço Euroace num pólo de retenção, desenvolvimento e atração de jovens talentos, oferecendo uma oportunidade para que os jovens com ideias de negócios tecnológicas e inovadoras possam encontrar opções para o desenvolvimento dos seus projetos, através de um ambiente propício para a aceleração das suas ideias.

No âmbito das atividades do projeto, a Universidade de Évora irá realizar o segundo e terceiro Workshop em Badajoz e em Leiria, destinados também à reflexão sobre os instrumentos e mecanismos existentes, nas zonas da Extremadura e Centro, respectivamente, para apoio ao desenvolvimento de projetos baseados no conhecimento por parte de jovens empreendedores.

 

Workshop Badajoz: dia 18 de Junho, pelas 11:00horas(hora espanhola), no Campus Universitario de Badajoz - FUNDECYT

Workshop Leiria: dia 21 de Junho, pelas 14:30horas, no IPLeiria, sala de atos dos Serviços Centrais

 

Toda a informação na página do projeto: http://euroacelera.com/

 

Em 18.06.2018 | 10:00
CALL FOR PAPERS

Está aberta a chamada para comunicações e painéis para o III Encontro Ibero - Americano de Turismo Rural, que decorrerá entre 28 e 31 de outubro de 2018, na Universidade de Évora e na Escuela Superior de Hostelería y Agroturismo de Extremadura (Mérida).

Data limite de submissão: 30. Junho. 2018

Publicado em 12.06.2018
Evento que visa sensibilizar, informar e formar estudantes do ensino superior e formação profissional, dando-lhes conhecimento dos recursos disponíveis na Rede Euroace (rede formada por parceiros do projeto), dotá-los de conhecimentos e competências empresariais, colocar em contato com professores e alunos talentosos para inspirar ações empreendedoras, bem como formação em empreendedorismo transfronteiriço.

 

De 12.06.2018 a 12.06.2018
11:00 | Auditório do Colégio do Espírito Santo | 12 de Junho 2018

O 2º Congresso Internacional de Redes Sociais, sob o tema “Redes Sociais: perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas” decorreu na Universidade de Évora, nos dias 7 e 8 de maio, constituindo um fórum que congregou especialistas, investigadores e trabalhadores sociais que desenvolvem a sua atividade na área das redes sociais.

Publicado em 08.06.2018

Glória Nascimento, investigadora do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e aluna de doutoramento do programa doutoral HERITAS, galardoada com o prémio "Daniel Mareci" Young Research Award” em Praga.

Publicado em 04.06.2018

O Prémio Científico, Sesimbra 2017 foi atribuído ao trabalho “Descobrindo o manto: decifrando a paleta e a técnica do pintor Gregório Lopes com um estudo sobre a pintura "Mater Misericordiae" de Sesimbra” da autoria de Vanessa Antunes, contando com a intervenção de técnicas aplicadas no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora.

Publicado em 04.06.2018