Notícias

Tem hoje, dia 31 de março, lugar na Sala dos Docentes da Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo), às 18h15, a sessão de assinatura de um convénio entre a UE e o Banco Santander Totta, cujo objetivo é o estabelecimento de uma plataforma de entendimento entre as duas instituições. O acordo contempla o apoio do banco a iniciativas e projetos da UE, centrados particularmente na Cátedra UNESCO de Património Cultural Imaterial e Saber-Fazer Tradicional.

Publicado em 31.03.2014

A INNOVA - International Virtual Archaeology Network é uma rede internacional que tem o objectivo de promover e acolher a investigação, a inovação e a fomação nas áreas da Arqueologia e do Património Virtual.

Publicado em 31.03.2014

Na última década, emergiu em larga escala, a “Consciência Integral” no território da Europa Continental com as suas características únicas e suas articulações culturais diversas. Uma nova “Estrutura da Consciência” está a expressar-se e a emergir numa vasta variedade de áreas do conhecimento, abrangendo um amplo leque que integra aplicações e evoluções nos ramos da Psicologia, Economia, Ecologia & Sustentabilidade, Liderança, Politica, Educação, Espiritualidade, Co-Criação de Comunidades, Criatividade e áreas afins em expansão.

Publicado em 25.03.2014
De 15.04.2014 a 16.04.2014
Hotel SANA Metropolitan, Lisboa e Hotel Dom Henrique, Porto

Workshop Prático:  Novos Fundos Comunitários 2014-2020

Lisboa
15 de Abril - (Terça-Feira)
Hotel SANA Metropolitan
(10h-18h)

Porto
16 de Abril – (Quarta-Feira)
Hotel Dom Henrique
(10h-18h)

Publicado em 25.03.2014

A equipa do NemLab aposta na cooperação e internacionalização

Publicado em 19.03.2014

1. Copernicus

O Copernicus (http://www.copernicus.eu/), anteriormente conhecido como o GMES (Monitorização Global do Ambiente e da Segurança), é o programa europeu para o estabelecimento de uma capacidade europeia de observação da Terra. Este programa é acompanhado na FCT por Mário Caetano (H2020 delegado nacional para o Espaço, FCT).

A Comissão enviou agora aos Estados Membros uma proposta para o programa de trabalho 2014 do Copernicus (em anexo).

Em nome da Direção, gostaria de vos pedir comentários e/ou sugestões que ajudem a definir a posição nacional até 18 de Março (12h).

2. Concurso ERA-NET Heritage Plus

Para vosso conhecimento, o concurso para submissão de pré-propostas transnacionais no âmbito da ERA-NET HERITAGE PLUS encontra-se aberto até ao dia 28 de Abril.

Publicado em 17.03.2014
Encontro Internacional de Arquivos

Da produção à Preservação Informacional: Des fios e Oportunidades Programa de Douto amento em Ciências da Informação e Documentação – UÉvora

Universidade de Évora

3 e 4 de Outubro de 2014

Publicado em 17.03.2014

O concurso financiará projectos em três tópicos abrangentes:

• Salvaguarda do património tangível e suas expressões intangíveis associadas
  • Estratégias sustentáveis para protecção e gestão do património cultural
  • Uso e reuso de todos os tipos de património cultural

O concurso para pré-propostas abre no dia 3 de março de 2014 e a data-limite para a submissão das pré-propostas será 28 de abril de 2014 (18:00 CET).

Mais Informação:

Publicado em 12.03.2014

Este programa é destinado a apoiar atividades em todos os sectores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o Ensino Superior, Formação Profissional, Educação de Adultos, Ensino Escolar e Atividades para jovens. O programa engloba três ações-chave:
_ KA1 – Mobilidade para a aprendizagem
_ KA2 - Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas
_ KA3 – Apoio à Reforma de Políticas
Este novo programa contempla uma estrutura que reflete para uma maior simplificação e racionalização, reunindo uma gama de diferentes programas (Jean Monnet, ERASMUS MUNDUS, TEMPUS, ALFA, EDULINK) e iniciativas da Comissão Europeia espera-se que o seu programa de financiamento se torne mais eficiente e mais acessível.
Em anexo está disponível o cartaz do evento, Apresentações PROALV sobre o Programa Erasmus+.

Publicado em 10.03.2014

_ KA1 – Mobilidade para a aprendizagem