Notícias

Entrevista a Francisco Javier Martínez
Por Sónia Bombico

O investigador do CIDEHUS-Universidade de Évora, Francisco Javier Martínez, é especialista em História da Medicina e o actual responsável pela Quarantine Studies Network.  

Publicado em 01.04.2020
OPINIÃO

Por Maria de Fátima Nunes *

Vivemos em quarentena. Fechados. O virtual tomou conta dos nossos quotidianos. Tempo de vazios que nos obrigam a pensar, inquietar e perceber como a condição humana é global! E com tantos traços de permanência de tempo longo, muito longo.

De um tempo de 100 anos.

Publicado em 30.03.2020

A Universidade de Évora (UÉ) colocou à disposição da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) um extrator de DNA, equipamento essencial ao Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) na realização de testes à COVID-19.

Publicado em 27.03.2020
OPINIÃO

Por Marco Martins*

O mundo vive hoje um tempo conturbado onde a incerteza continua a perspetivar-se como a única certeza, citando Jonathan Swift e Edgar Morin. De facto, todos os conflitos internacionais que se encontram ainda em curso, dos quais registamos a Síria, parecem ter obtido um tempo de pausa para dar lugar a uma pandemia à escala global, denominada de COVID-19, cujo epicentro se localizara na cidade de Wuhan, na Província de Hubei, atingindo para o efeito mais de 180 países e cujas mortes e infetados crescem exponencialmente a um ritmo frenético causando a generalização do medo e gerando simultaneamente a nossa capacidade de sobrevivência que se encontrava adormecida ou anestesiada pela força da razão de um viver existencial tendo por base o tempo imediato dos acontecimentos na nossa esfera armilar, entre realidades e virtualidades cibernéticas.

Publicado em 26.03.2020

SNS24 Scout é a designação do novo sistema que está a ser desenvolvido, desde janeiro deste ano, por uma equipa de investigação da Universidade de Évora (UÉ) e que se espera vir a ter um impacto bastante significativo no serviço prestado aos cidadãos, permitindo uma melhor e mais rápida interação com a Linha SNS 24. O resultado esperado é uma diminuição de, pelo menos, 5% no tempo de cada chamada telefónica e um aumento estimado de 50.000 chamadas telefónicas atendidas durante um ano pela Linha SNS24.

Publicado em 25.03.2020
A Minha Investigação

Bruno Lopes é doutorando em História e membro do CIDEHUS.

Publicado em 11.03.2020

Anthony Burke, Professor do Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (UÉ), foi distinguido como ChemPubSoc Europe Fellow 2020.

Publicado em 11.03.2020
Cidades com energia positiva

O projeto POCITYF - Positive Energy CITY Transformation Framework lançou um website onde é possível encontrar informação sobre objetivos, parceiros, cidades envolvidas e soluções técnicas propostas.

Publicado em 09.03.2020

Liderado pela equipa de investigação Pró-FlorMed da Universidade de Évora e do MED (Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento), o REGACORK, grupo operacional envolvido no projecto de investigação em rega de precisão de sobreiros, foi apresentado a uma audiência de 200 participantes com interesse na fileira da cortiça.

Publicado em 06.03.2020
Assembleia Geral e Encontro de Gestão

A segunda Assembleia Geral e o 3º Encontro de Gestão do projeto SFERA-III – Solar Facilities for the European Research Area – Third Phase, tiveram lugar em Cassacia, Itália, entre 11 e 13 de fevereiro. Ao longo de três dias, representantes das 15 instituições parceiras do projeto, oriundos de nove países-membros da União Europeia (UE), discutiram o funcionamento e atividades do SFERA-III e abordaram a cooperação entre academia e empresas.

Publicado em 06.03.2020