UÉ, uma das primeiras IES a mapear ODS

A Universidade de Évora é uma das primeiras Instituições de Ensino Superior portuguesas a mapear os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na sua oferta formativa, reforçando assim o seu alinhamento com as políticas traçadas na Agenda 2030 das Nações Unidas.

O primeiro passo da UÉ no processo de mapear os ODS na sua oferta formativa consiste em reconhecer os contributos que uma determinada Unidade Curricular (UC) pode dar para os ODS. Por um lado, existem UC específicas sobre ODS (ou que contêm módulos sobre ODS) e, por outro, UC que, através dos seus resultados de aprendizagem, podem contribuir para alguns ODS. Assim, se os objetivos de uma determinada UC estiverem alinhados com um ou mais ODS, ou se uma UC fornecer aos estudantes as competências para responderem aos desafios relacionados com um ou mais ODS, os mesmos serão assinalados na respetiva ficha de disciplina. Trata-se de um procedimento ágil, que tem envolvido a comunidade académica e que coloca a Universidade de Évora a par de outras universidades de referência na Europa e no mundo.

O nosso planeta enfrenta preocupantes desafios sociais, económicos e ambientais. O ano 2015 ficou marcado pela definição da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável e que promove a paz e a justiça. Apresentados em setembro desse mesmo ano como pilares da Agenda 2030, os 17 ODS e as respetivas 169 metas, representam as prioridades e aspirações para a próxima década que influenciarão a qualidade de vida de todos os cidadãos. A sua implementação requer o envolvimento e empenho de todas as partes: governos, empresas e pessoas. E as universidades, através das suas atividades educativas e de aprendizagem, devem desempenhar um papel importante na implementação dos ODS, contribuindo também assim para um futuro mais sustentável e inclusivo.

As universidades têm a capacidade de mobilizar os jovens para a importância da Agenda 2030, de proporcionar aos estudantes o conhecimento e as competências para enfrentarem os desafios dos ODS, bem como de promover oportunidades para melhoria das competências de estudantes e profissionais de países em desenvolvimento. A Agenda 2030 reconhece a importância da educação para o desenvolvimento sustentável através do ODS 4 – Educação de qualidade, sendo que algumas das metas desse ODS exigem explicitamente a atuação das universidades. Muitas outras metas têm uma relevância direta nas atividades de ensino e aprendizagem nas academias e, como tal, o ensino superior incorpora desde logo o ODS 4, pelo que este ODS está presente nas fichas de disciplina de todas as UC da Universidade de Évora.

The University of Évora is one of the first Portuguese higher education institutions to map the Sustainable Development Goals (SDGs) in its training programs thus reinforcing its alignment with the policies outlined in the United Nations Agenda 2030.

The first step of UÉ in the process of mapping the SDGs in its academic offer is to recognize the contributions that a given Course Unit (CU) can make to the SDGs. On the one hand, there are specific CUs on SDGs (or which contain modules on SDGs) and, on the other hand, CUs that, through their learning results, can contribute to some SDGs. Therefore, if the objectives of a given CU are aligned with one or more SDGs, or if a CU provides students with skills to respond to challenges related to one or more SDGs, they will be marked in the respective subject sheet. It in an agile procedure, which has involved the academic community and which puts the University of Évora at the level of other leading universities in Europe and the world.

Presented in September 2015 as the pillars of the 2030 Agenda for Sustainable Development, the 17 SDGs and the associated 169 targets represent the priorities and ambitions for the next decade and will influence the quality of life of all citizens. Its implementation requires the involvement and commitment of all parties, such as governments, companies and people. Furthermore, due to their educational and learning activities, universities should play an important role in the implementation of the SDGs.

Universities can mobilize young people to the importance of the 2030 Agenda, provide students with knowledge and skills to face the challenges of SDGs and promote opportunities for improving the skills of students and professionals in developing countries. In fact, the Agenda 2030 recognizes the importance of education for sustainable development through SDG 4 - Quality education, and some of the targets of this SDG explicitly require actions by universities. Many other targets have a direct relevance in teaching and learning activities in Higher Education Institutions (HEI) and as such, higher education immediately incorporates SDG 4. For that reason, all the Curricular Units (CU) of University of Évora include this SDG.

Publicado em 15.04.2020