Plantado clone do Freixo Duarte de Armas na UÉ

Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, que tem por objetivo promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, foi ontem plantado no Colégio do Espírito Santo, um clone do Freixo Duarte de Armas, árvore com idade estimada de 550 anos.

Após leitura da famosa Lenda de Freixo de Espada à Cinta, Ausenda de Cáceres Balbino, Vice-Reitora da UÉ, lançou “mãos à obra” e plantou a jovem árvore no jardim de entrada do Colégio do Espírito Santo, edifício emblemático da cidade e uma referência ao nível nacional.

O trabalho de clonagem do Freixo de Duarte de Armas nasce de uma parceria de investigação entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), tendo esta equipa efetuado mais de 900 tentativas para assegurar os primeiros clones.

A iniciativa de plantar o clone em Évora partiu de Ana Cristina Gonçalves, professora do Departamento de Engenharia Rural, merecendo de imediato o apoio da Reitoria.

Recorde-se que o jardim do Palácio de Belém recebeu simbolicamente o primeiro clone desta árvore, que na opinião de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República é exemplo de "resistência e resiliência" do nosso país.

Publicado em 24.11.2017