UÉ lidera sub-rede na área da Alimentação e Água no UNIMED

A Universidade de Évora, através do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) lidera desde o passado mês do outubro a sub-rede em Alimentação e Água da UNIMED, momento em que, simultaneamente foi criado o Gabinete UNIMED na Universidade de Évora, o primeiro na Europa, para além de Itália, onde funciona a sua sede.

Teresa Pinto Correia, Gottlieb Basch e Marta Laranjo, investigadores que integram a equipa de coordenadores, debatendo-se agora com múltiplas questões transversais de importância crescente na região do Mediterrâneo acentuadas pelas alterações climáticas, numa sub-rede que integra parceiros de nove países (Argélia, Chipre, Itália, Jordânia, Palestina, Portugal, Espanha e Turquia), com o objetivo de abordar questões transversais de crescente importância na região do Mediterrâneo, com enfoque nos sistemas agrícolas e na sua resiliência no contexto das alterações climáticas, na gestão estratégica e sustentável da água, no uso de metodologias inovadoras para a monitorização e no ordenamento do território. Estas questões emergentes ligadas ao Mediterrâneo, não podem ser dissociadas dos problemas sociais, culturais, entre outros, e que têm merecido especial atenção por parte da União Europeia, como comprova a criação do PRIMA – Parceria para Investigação e Inovação na região do Mediterrâneo.

Para a equipa, existe necessidade de reforçar uma gestão sustentável de água e do solo, aplicar abordagens inovadoras para monitorar e recuperar áreas de terra degradadas e integrar a bioenergia em diversos setores agroindustriais, questões essenciais no que respeita ao desenvolvimento rural, mitigar a desertificação e encontrar soluções que promovam a melhoria dos meios de subsistência nas áreas rurais.

Para alcançar estes objetivos, é necessário explorar iniciativas internacionais que promovam a investigação e a inovação para a região do Mediterrâneo, reunir e partilhar informação que possibilite a construção de base de dados, realizar estudos conjuntos, incentivar o diálogo e o intercâmbio a fim de criar novas redes, criar parcerias e desenvolver projetos conjuntos, bem como potenciar o intercâmbio de estudantes e criar currículos e supervisão conjunta.

Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, realça que “estamos bastante interessados em estabelecer consórcios com outros países do Mediterrâneo para desenvolver investigação nesta área e para já somos a única universidade portuguesa a fazer parte da UNIMED. É importante a criação deste Gabinete, bem como o foco específico na água e na alimentação, que iremos abordar numa perspetiva transversal, ligando a história, sociologia e as relações internacionais, ou seja, toda a problemática que envolva o Mediterrâneo”.

O objetivo geral do PRIMA é reforçar a cooperação na investigação e inovação nos países mediterrânicos, a fim de contribuir para os desafios da produção sustentável de alimentos e da provisão de água na região do Mediterrâneo. No total, fazem parte desta parceria centenas de investigadores de 17 universidades de 9 países desta área geográfica, com um financiamento previsto que ronda os 450 milhões de euros, provenientes dos países participantes, e um apoio da União Europeia na ordem dos 220 milhões de euros através do atual programa-quadro de investigação Horizon 2020.

Para uma eficaz gestão e aplicação de recursos, e atendendo às características e necessidades dos países que integram esta rede, foram estabelecidas sub-redes ao nível dos Transportes, Logística e Multimodalidade; Energias Renováveis e Meio Ambiente; Património Cultural Imaterial; Turismo Mediterrâneo; Desporto; e Alimentação e Água.

Publicado em 22.11.2017