Notícias
Luís Duarte Ferro, arquiteto e investigador do Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA), foi um dos galardoados na 4.ª edição do Prémio Arquitectos Agora 2016 (PAA).
O projeto coordenado pela Universidade de Évora (UÉ), relativo à “Reabilitação dos Habitats de Peixes Diádromos na Bacia Hidrográfica do Mondego”, sob responsabilidade científica de Pedro Raposo de Almeida, docente do departamento de Biologia da UÉ e investigador do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, foi recentemente galardoado com prémio internacional Distinguished Project in Fisheries Engineering and Ecohydrology, atribuído em conjunto pela American Society of Civil Engineers (Environmental & Water Resource Institute), e pela American Fisheries Society (Bioengineering Section).
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) promove o lançamento do programa Born from Knowledge, dedicado ao estímulo à inovação e à capacidade de aprender, apreender e empreender com base formação, na investigação científica e no conhecimento.
O Programa distingue anualmente propostas de investigação de elevado potencial criativo em áreas científicas no âmbito das disciplinas básicas: Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço, apoiando a sua execução em centros de investigação portugueses.
João Paulo Mendes, doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade de Évora (UÉ), venceu o segundo prémio no XVI concurso “Mejor tesis doctoral en temas agrícolas”, pela sua investigação sobre sementeira direta e culturas de cobertura. O prémio é promovido pela Fertiberia, empresa no setor dos fertilizantes em colaboração com o Colégio Oficial de Ingenieros Ahrónomos de Centro y Canarias de Espanha.
Num ambiente informal e descontraído três estudantes de doutoramento da UÉ, nas áreas da Bioquímica, Gestão e Ciências da Terra, dão a conhecer os seus trabalhos de investigação. A iniciativa, organizada por um grupo de jovens interessados em comunicação de ciência, conta com o apoio do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, (IIFA) e está agendada para o próximo dia 16 de junho pelas 21h, no Horas Incertas Jazz Club, em Évora.
A Universidade de Évora (UÉ), através do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) é parceiro do projeto europeu designado HNV-Link, “High Nature Value Farming: Learning, Innovation and Knowledge”, que iniciou em abril de 2016, com coordenação na UÉ por Teresa Pinto Correia. O projeto é financiado pelo programa europeu de apoio à investigação, Horizonte 2020 e conta com um financiamento global de 2,2 milhões de euros, destinados a fazer a ligação da investigação com a inovação em agricultura, florestas e áreas rurais.
Miguel Bastos Araújo, investigador do CIBIO-INBIO, Universidade de Évora, foi distinguido com o Prémio Rey Jaime I, em Espanha. Instituído em 1989, o galardão distingue estudos e entidades científicas que contribuíram para a promoção da investigação e para o desenvolvimento científico em Espanha.
Maria da Luz Sampaio, investigadora do CIDEHUS, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora, recebeu o prémio: Melhor Estudo Sobre Museologia, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), pela sua Tese de Doutoramento “Da fábrica para o Museu. Identificação, patrimonialização e difusão da Cultura Técnico industrial".
A Newsletter, editada trimestralmente, pretende contribuir para divulgação da informação académica de forma explícita e sintetizada.


