Notícias
Num ambiente informal e descontraído três estudantes de doutoramento da UÉ, nas áreas da Bioquímica, Gestão e Ciências da Terra, dão a conhecer os seus trabalhos de investigação. A iniciativa, organizada por um grupo de jovens interessados em comunicação de ciência, conta com o apoio do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, (IIFA) e está agendada para o próximo dia 16 de junho pelas 21h, no Horas Incertas Jazz Club, em Évora.
A Universidade de Évora (UÉ), através do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) é parceiro do projeto europeu designado HNV-Link, “High Nature Value Farming: Learning, Innovation and Knowledge”, que iniciou em abril de 2016, com coordenação na UÉ por Teresa Pinto Correia. O projeto é financiado pelo programa europeu de apoio à investigação, Horizonte 2020 e conta com um financiamento global de 2,2 milhões de euros, destinados a fazer a ligação da investigação com a inovação em agricultura, florestas e áreas rurais.
Miguel Bastos Araújo, investigador do CIBIO-INBIO, Universidade de Évora, foi distinguido com o Prémio Rey Jaime I, em Espanha. Instituído em 1989, o galardão distingue estudos e entidades científicas que contribuíram para a promoção da investigação e para o desenvolvimento científico em Espanha.
Maria da Luz Sampaio, investigadora do CIDEHUS, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora, recebeu o prémio: Melhor Estudo Sobre Museologia, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), pela sua Tese de Doutoramento “Da fábrica para o Museu. Identificação, patrimonialização e difusão da Cultura Técnico industrial".
A Newsletter, editada trimestralmente, pretende contribuir para divulgação da informação académica de forma explícita e sintetizada.
O ICAAM, UEvora participou na VIII Edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça, que decorreu de 25 a 29 de maio de 2016, em Coruche. Este ano a FICOR celebrou o Ano Internacional das Leguminosas (ONU) e o Ano Internacional do Entendimento Global (UNESCO) sublinhando a importância do sobreiro e do Montado como sistema único onde se podem desenvolver atividades agro silvo pastoris.
Programa Interuniversitário de Doutoramento em História
Estudantes da Universidade de Évora com interesse em trabalhar em conservação da natureza e biodiversidade terão a oportunidade de adquirir soft skills e desenvolver actividades de campo na Hungria e no Reino Unido, integrados num projecto de intercâmbio europeu.
O concurso de bolsas individuais apoia investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver trabalhos de investigação para a obtenção do grau académico de Doutor, em instituições nacionais ou estrangeiras, ou que pretendam prosseguir investigação pós-doutoral de ponta, em unidades de investigação nacionais.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou no dia 18 de maio a Universidade de Évora.
Com o objetivo de identificar desafios e oportunidades concretamente na área da investigação, o Ministro e a Secretária de Estado, Maria Fernanda Rollo, tiveram oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), a Cátedra de Energias Renováveis, bem como o Laboratório Hercules, infraestrutura de investigação interdisciplinar no âmbito da valorização do património cultural.