Projeto HNV-Link, traz novo estímulo à inovação em Sistemas Agrícolas de reconhecido Elevado Valor Natural e cultural

A Universidade de Évora (UÉ), através do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) é parceiro do projeto europeu designado HNV-Link, “High Nature Value Farming: Learning, Innovation and Knowledge”, que iniciou em abril de 2016, com coordenação na UÉ por Teresa Pinto Correia. O projeto é financiado pelo programa europeu de apoio à investigação, Horizonte 2020 e conta com um financiamento global de 2,2 milhões de euros, destinados a fazer a ligação da investigação com a inovação em agricultura, florestas e áreas rurais.

A inovação é necessária para áreas agrícolas de Elevado Valor Natural
O HNV-Link é um consórcio de 13 parceiros provenientes de 11 países europeus, que durante 3 anos (2016-2018), levará a cabo a colheita, análise, transferência e disseminação de soluções inovadoras de todos os tipos, para apoiar a gestão de áreas agrícolas de elevado valor natural, potenciando em simultâneo a sua viabilidade socio-económica e a sua eficiência ambiental.

Os sistemas agrícolas HNV são geralmente marginais como objetos de investigação, quando comparados com sistemas agrícolas convencionais. Assim, as necessidades que estes registam e soluções inovadoras raramente são discutidos ou estudados em profundidade em fóruns académicos. O consórcio HNV-Link, opera tanto ao nível local, em contacto com os produtores em cada país e região participante, como a nível internacional, e pretende marcar uma diferença, ligando os produtores, técnicos, investigadores e agentes da inovação, de acordo com a visão actual de inovação que tem a União Europeia.

Entre os principais resultados do projecto estará um Atlas Interativo de inovações possíveis em áreas com sistemas agrícolas de elevado valor natural. No final do projecto realizar-se-á uma "Feira da Inovação" para promover a aprendizagem entre pares. Finalmente, o HNV-Link desenvolverá material educativo para disseminar o conceito de HNV, os seus desafios e oportunidades a estudantes e professores das áreas de ciências agrárias e ambientais, desenvolvimento rural e conservação da natureza.

Em Portugal existe um vasto património de sistemas agrícolas e silvo pastoris que mantêm as características dos sistemas produtivos tradicionais, e muitos podem ser classificados como Sistemas de Elevado Valor Natural (HNV: High Nature Value). Os dados mostram que estes sistemas estão no entanto em declínio, tanto no que diz respeito à área que ocupam como ao número de produtores que lhes estão associados. A falta de soluções inovadoras que ajudem a viabilizar estes sistemas é um desafio importante para produtores, técnicos e investigadores.

Os Sistemas Agrícolas de Elevado Valor Natural estão em declínio na Europa e em Portugal

Os Sistemas Agrícolas de Elevado Valor Natural correspondem a, áreas em que a actividade agrícola no sentido lato, incluindo também sistemas agro-florestais e silvo-pastoris, suporta, ou está associada a ecossistemas com níveis elevados de biodiversidade. Estas áreas são em regra também importantes para a preservação do património cultural, pelas características da paisagem, pelos produtos de qualidade, e pelo emprego rural que geram, para além de contribuírem para a preservação da diversidade e características específicas da agricultura europeia.

As principais ameaças à manutenção destes sistemas agrícolas estão relacionadas, por um lado com o abandono, degradação e marginalização socioeconómica e por outro com a intensificação e perda dos valores naturais e sociais que lhes estão tradicionalmente associados. O grande desafio para que se mantenham estes Sistemas Agrícolas de Elevado Valor Natural é aumentar a sua viabilidade socioeconómica, mantendo os seus valores naturais, incluindo os serviços de ecosistema que prestam à sociedade.

Em Portugal os Sistemas Agrícolas de Elevado Valor Natural estão maioritáriamente associados a áreas de pastoreio extensivo em pastagens semi-naturais, onde se inclui o Montado, mas também a áreas de olival tradicional de sequeiro e manchas de mosaico. Estas últimas incluem sistemas extensivos de pequena propriedade como é o caso das culturas permanentes do sul e os mosaicos e sistemas parcelares complexos da pequena propriedade no norte e centro. O destino destas áreas está maioritariamente nas mãos dos produtores e na sua capacidade de associar a produção com a conservação, numa gestão sustentável, que passa hoje em dia muito frequentemente por recorrer a soluções inovadoras. No entanto, se a sociedade espera que os produtores mantenham estes sistemas, é também necessário que os apoie nessa tarefa.

Site do projecto http://www.hnvlink.eu/

Publicado em 13.06.2016