Tese de Doutoramento em Ciências Agrárias premiada em Espanha

João Paulo Mendes, doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade de Évora (UÉ), venceu o segundo prémio no XVI concurso “Mejor tesis doctoral en temas agrícolas”, pela sua investigação sobre sementeira direta e culturas de cobertura. O prémio é promovido pela Fertiberia, empresa no setor dos fertilizantes em colaboração com o Colégio Oficial de Ingenieros Ahrónomos de Centro y Canarias de Espanha.

A tese de doutoramento agora premiada, intitulada “A sementeira direta e as culturas de cobertura no controlo da salinidade do solo em culturas regadas”, foi defendida em julho de 2015 e “visou avaliar o contributo da sementeira direta e de culturas de cobertura durante o Inverno na atenuação do risco de salinização/sodização do solo, em solos com má drenagem interna, perspetivando o aumento de regadio proporcionado pelo Alqueva”, e contou com a orientação de Mário Carvalho, docente da UÉ e investigador do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM).

Intuído em 1996, o júri do prémio é constituído por personalidades de reconhecido prestígio académico e profissional, com o propósito de reconhecer o mérito académico de teses de doutoramento defendidas em Espanha e em Portugal, que investiguem temas que promovam a utilização racional e responsável de fertilizantes que respeitem o desenvolvimento sustentável, bem como a agricultura em geral.

A entrega do prémio está agendada para a próximo mês de Outubro.

Publicado em 15.06.2016