Notícias
O Acordo de Cooperação para criação da Rede Nacional de Escolas Doutorais (RnED) foi firmado entre nove instituições de ensino superior (IES), numa sessão que decorreu na Universidade de Évora (UÉ). As Universidades de Aveiro, Beira Interior, Évora, Madeira, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Universitário de Lisboa partilham agora mais este projeto comum.
A Universidade de Évora acolheu durante os dias 2 e 3 de fevereiro um Encontro Internacional dedicado à História e às Humanidades, num “Diálogo Transfronteiriço” entre a Universidade de Évora e a Universidade da Extremadura que, na opinião de Enrique Moradiellos, diretor do Departamento de História da Universidade da Extremadura, apresenta-se como “imperativo na Europa atual e no âmbito universitário superior europeu”.
No sentido de criar dinâmicas entre os doutorandos de Cursos 3º Ciclo da Universidade de Évora, nomeadamente entre os recém-doutorados ou que se encontram em fase de conclusão do seu doutoramento e os que iniciam o mesmo, o IIFA promove um Programa de Mentorado. Para tal, foi criada uma Bolsa de Voluntários a nível dos seus doutorandos dos anos terminais e recém-doutorados, para acompanharem os alunos dos primeiros anos, apoiando-os na organização dos seus trabalhos e partilhando experiências e contactos.
O Programa funciona na última 6ª feira do mês, entre as 14:30h e as 17h, num espaço informal de encontro no IIFA ( Palácio Vimioso).
Agenda das próximas sessões:
- 24 de Fevereiro
- 31 de Março
- 28 de Abril
- 26 de Maio
Decorre de 13 a 17 de fevereiro de 2017 uma Época extraordinária de inscrições em unidades curriculares do semestre par do ano letivo 2016/2017.
Decorreu no dia 01 de Fevereiro, na Universidade de Évora, uma reunião promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que visou a articulação entre diversas entidades públicas e privadas ligadas direta ou indiretamente ao Património, com vista à prossecução de um projeto de cooperação transfronteiriça entre o Alentejo e a Extremadura espanhola.
Um programa do CIDEHUS sobre património Industrial com os investigadores Ana Cardoso de Matos, Armando Quintas e Maria da Luz Sampaio que será emitido hoje 25.01.2017 na Radio Diana FM, às 18h.
Com repetição Domingo 29.01.2017 às 13.30h e em dianafm.com.
O Prémio de Investigação IIFA 2016 visa promover a investigação de excelência nos programas doutorais da Universidade de Évora. Neste contexto, foram atribuidos 6 Diplomas de mérito e 5 Menções Honrosas, a alunos de doutoramento.
Realça-se a seguinte produção cientifica (indicadores): 1 patente, 9 capítulos de livros, 58 artigos em períodicos científicos, 23 artigos em atas de encotros científicos com arbritagem científica, 55 comunicações orais e 47 posters.
Localizado em Cabeço de Vide (concelho de Fronteira), a villa romana da Horta da Torre constitui um dos mais importantes recursos arqueológicos do Alentejo. Entre os resultados das escavações que se efectuam no local, encontra-se um stibadium, o segundo identificado em Portugal.
Sheila Palomares Alarcón foi distinguida pelo IIFA com o Prémio de Investigação 2016. A Estudante de Doutoramento em História investiga os “Usos e reusos da arquitetura industrial no Sul da Península Ibérica: um estudo comparativo”.


