Notícias
Países participantes: Alemanha, Argélia, Chipre, Egipto, Espanha, França, Jordânia, Grécia, Itália, Líbano, Malta, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia.
As equipas de investigação dos países supramencionados são elegíveis para financiamento, a não ser que o contrário venha disposto nas regras nacionais das agências de financiamento.
Equipas de investigação de outros países também são elegíveis desde que financiem o seu envolvimento nos projetos.
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de pós-doutoramento no âmbito do projeto “ALEX: ALqueva hydro-meteorlogical Experiment / Campanha de Observações hidro-meteorológicas em Alqueva”
Na categoria de Ciências Económicas e Empresariais, destacou-se Cristina Pereira Pedro, de nacionalidade portuguesa, pelo trabalho Estudos sobre a solidez do sistema bancário da OCDE: Crises bancárias, endividamento e incumprimento no período 1991 a 2009, apresentada na Universidade de Évora. A tese estuda a probabilidade de ocorrência de crises bancárias na OCDE, do endividamento dos bancos e do incumprimento verificado no crédito que concedem.
Considerando a existência de candidatos que manifestaram o desejo em se matricularem em ofertas formativas pós-graduação, 2º e 3º ciclos da Universidade de Évora; considerando a disponibilidade de alguns cursos para integrarem esses candidatos.
É aberto um período excepcional de candidatura fora de prazo a cursos de pós-graduação, 2º e 3º ciclo actualmente em funcionamento, até dia 15 de Outubro.
A Reitoria da Universidade de Évora, em conjunto com a Universidade da Extremadura, promovem no dia 01 de outubro, no Colégio do Espírito Santo, um workshop sobre cooperação transnacional no domínio da especialização inteligente entre o Alentejo e a Extremadura (Espanha). Intitulada “O Papel das Instituições de Ensino Superior como Motores da Especialização Inteligente”, a iniciativa visa debater o contributo destas instituições para o desenvolvimento regional e o respetivo enquadramento no âmbito da estratégia regional de especialização inteligente e da cooperação com a região vizinha da Extremadura.
O “Portugal Sou Eu”, um programa de sensibilização e promoção dos produtos nacionais, vai estar presente na Universidade de Évora na próxima terça-feira, dia 30 de Setembro através de duas iniciativas: uma exposição de produtos aderentes à campanha e uma sessão de apresentação do projecto.
Neste sentido gostaríamos de o convidar não só a participar nas iniciativas mas também a divulgar aos seus alunos a nossa presença no Campus Universitário que visa sensibilizar a comunidade académica para a importância da escolha de produtos nacionais.
Para saber mais visite www.universidades.portugalsoueu.pt ou www.portugalsoueu.pt.
Realiza-se na Universidade de Évora, no dia 6 e 7 de Outubro de 2014, um Simpósio promovido pelo Instituto Português de Energia Solar, com o tema de Energia Solar: caminhos do futuro.
Há uma pergunta clássica, que os povos repetem em todos os momentos críticos da sua história: “como poderemos transformar um período de declínio num ciclo de progresso?”.
A entrada é livre sujeita aos lugares disponíveis