Bolsa de pós-doutoramento no âmbito do projeto “ALEX"
Área Científica: Geociências - Meteorologia e Clima / Ambiente e Alterações Globais - Modelação e Avaliação Ambiental

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de pós-doutoramento no âmbito do projeto “ALEX: ALqueva hydro-meteorlogical Experiment / Campanha de Observações hidro-meteorológicas em Alqueva

Referência FCT “EXPL/GEO-MET/1422/2013” e “FCOM-01-0124-FEDER-041840”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC através de fundos nacionais (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:

Requisitos de admissão:

. Experiência de trabalho na realização de observações científicas, preferencialmente nas áreas da meteorologia ou limnologia.

Serão valorizadas as publicações científicas de que for autor ou coautor, a participação anterior em projetos de investigação e os conhecimentos de informática, com domínio de pelo menos uma linguagem de programação.

Plano de trabalhos:

O objetivo do plano de trabalho consiste na criação de uma base de dados da campanha observacional em Alqueva (ALEX 2014). Esta é a terceira fase do projeto ALEX que Inclui o controle, validação e exploração de dados, a escrita da documentação (database user guide), bem como a publicação de artigo(s) científico(s) em revista(s) de circulação internacional.

A Campanha ALEX 2014 decorreu no Verão de 2014, teve uma duração de 4 meses (Junho, Julho, Agosto e Setembro) e incluiu um Período de observações intensivas (POI) de 4 dias onde foram lançados balões meteorológicos entre outras medições mais específicas.

O Bolseiro participará, esperando-se que tenha um papel ativo e de coordenação nesta fase do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011). A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (e decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto) (Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos .phtml.pt) e de acordo com a legislação e Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da FCT.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Geofísica da Universidade de Évora, com deslocações frequentes a Alqueva, sob a orientação científica do Professor Rui Paulo Salgado

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em 1 de Dezembro de 2014.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1495, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular com ponderação 100%. Eventualmente poderá haver entrevista aos candidatos com três melhores notas com a ponderação de 70% na avaliação curricular e 30% na entrevista.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Prof. Doutor Rui Salgado

1º Vogal – Prof.ª Doutora Maria João Costa

2º Vogal – Prof.ª Doutora Maria Manuela Morais

1º Suplente – Prof. Doutor Paulo Canhoto

2º Suplente – Prof. Doutor Mouhaydine Tlemçani

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada, por nota final obtida afixada na página do Centro de Geofísica (http://www.cge.uevora.pt) e afixados em local visível e público do Centro de Geofísica (placar) do Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora, sendo os candidatos notificado através de email.

Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por qualquer meio escrito a todos os interessados.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 4 de novembro de 2014 a 17 de novembro de 2014 e os resultados da seleção serão publicados até 20 de Novembro de 2014.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e cópia digital dos artigos científicos de que é autor ou coautor.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio ou e-mail para:

Prof. Doutor Rui Salgado

(Centro de Geofísica e Departamento de Física da Universidade de Évora