Notícias
Desafios e oportunidades do olival e do azeite em mais um "Investigar ICAAM"
Na 9.ª edição do "Investigar ICAAM", que acontece já no dia 13 de março, pelas 14.30h na Sala de Conferências da Mitra (Universidade de Évora) serão apresentadas várias abordagens de investigação e diferentes perspectivas do Olival e do Azeite, do ponto de vista da produção e da comercialização
In Voz do Campo Online - 07-03-2019
Decorrerá, no dia 14 de Março de 2019 a Aula Aberta "Cidades Educadoras - cidades desejadas, em Portugal e no mundo" proferida por Maria das Dores Correia (CM de Lagoa/CIDEHUS-UÉ).
A FCT participa no primeiro concurso co-financiado promovido pela iniciativa ERA-NET Cofund Bluebioeconomy onde 16 países membros irão financiar projetos de investigaçãotransnacional num total de 29.25 M€ para explorar a produção e utilização sustentável de biomassa aquática, nos diferentes níveis trópicos incluído o desenvolvimento de novos sistemas de aquacultura, com vista a satisfazer as necessidades do mercado.
A Fundação para a Ciência e Tecnologia promove um Programa em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública através de concursos públicos para apoiar novos projetos de I&D que envolvam parcerias entre a Administração Pública e instituições científicas.
Nélida Piñon , uma das mais reconhecidas vozes da literatura brasileira contemporânea, tem muito para nos contar. “Apaixonada pela modéstia do quotidiano” a galardoada com Prémio Vergílio Ferreira 2019, revela-nos que escrever “é um ato de perseverança” e que “fiel à literatura pelo amor que lhe devota”, sente “não ter cedido às exigências do mercado editorial”; “olho para trás e vejo que foi muito bom ter sofrido as dificuldades e preconceitos. Nunca reclamei do meu destino literário”.
O primeiro atlas de répteis e anfíbios, um projeto de investigadores portugueses e norte-americanos, iniciado em 2013, congregando 395 animais identificados, desde o século XIX foi lançado esta quinta-feira, dia 7 de março, em Angola.
Estudar os processos de resistência das categorias sociais desfavorecidas, discriminadas e segregadas nos impérios ibéricos, entre 1500 e 1850 é o objetivo do projeto “Rebellion and Resistance in the Iberian Empires, 16th-19th centuries” (RESISTANCE) coordenado pela Universidade de Évora (UÉ) que envolve uma centena de investigadores de sete instituições europeias e seis não europeias.
A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) apresenta a quinta edição do Prémio PORDATA Inovação.
O projeto "Building capacity in Renewable and sustAINable ENErgy for Libya" (ENBRAIN) com participação da Universidade de Évora (UÉ), pretende capacitar Universidades Líbias na área das energias renováveis e sustentabilidade.


