Notícias
Centros de investigação da Universidade de Évora (UÉ) surgem em grande destaque na separata «Perspetivas» de 01 de fevereiro de 2019, distribuída pelo jornal Público, nomeadamente o CIDEHUS, CIMA, CHAIA e CIEP, onde são abordados diversos temas da investigação, a ligação à sociedade, acesso livre à Ciência, Formação avançada, projetos e aplicações, entre outros temas relevantes.
O CIDEHUS acolhe candidaturas ao Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento - 2019, promovido pela FCT.
Foi inaugurada, no dia 14 de fevereiro, a Exposição "Paisagens Urbanas no Alentejo de Artur Pastor".
A viagem de circum-navegação comandada por Fernão de Magalhães, a partir de 1519, foi a primeira viagem completa em torno do globo cuja herança cultural e relevância no plano patrimonial se mantêm até hoje. As comemorações do seu V Centenário são objeto da Resolução de Conselho de Ministros nº 24/2017, e o seu programa, constante da Resolução de Conselho de Ministros nº 52/2018, inclui um programa de investigação e inovação nas áreas associadas à circum-navegação.
O CIDEHUS-UÉ junta-se à Comemoração Solene dos 500 anos da Visitação e Tombo da Ordem de Avis às suas propriedades na Vila do Cano, com uma palestra proferida por Hemínia Vilar intitulada "O Rei, a ordem de Avis e um território: reflexões sobre o Cano na Idade Média".
1 de Março de 2019
No âmbito do projeto GEN-RES-ALENTEJO ALT20-30-0145-FEDER-000037
Público alvo: estudantes de MIMV, Zootecnia/CTA e Enfermagem Veterinária
Nº limite de inscrições: 20
Data limite para inscrição: 27 de Fevereiro
E-mail para inscrição: aemvue@gmail.com
APOIOS: Hospital Veterinário; Acos, Cebal, INIAV, MARE Alentejo, Associação de Estudantes de Medicina Veterinária.
Abertura de Candidaturas à Universidade de Évora para 2019/2020
Andreia Maciel, investigadora do Laboratório de Demografia do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS) da Universidade de Évora (UÉ), recebeu ontem, dia 31 de janeiro, o Prémio Nacional de Demografia Mário Leston Bandeira, sentindo-se “honrada” pela distinção.
A investigadora Elisabete Pereira (IHC – CEHFCi, Universidade de Évora) foi distinguida pela European Association of History Educators (EUROCLIO) e Evens Foundation para integrar o projecto «Sharing European Histories», que selecionou cinco propostas de entre as mais de 70 candidaturas.
O investigador Manuel Mota, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora (UÉ), recebeu o prémio "Distinguished Alumnus Award” atribuído pela School of Plant and Environmental Sciences (SPES), do College of Agriculture and Life Sciences (CALS) em Virginia Tech, nos Estados Unidos da América.
in Rádio Campanário 29 de Janeiro de 2019


