Concurso - Plataforma Direitos Humanos

As candidaturas para a criação de uma plataforma de defesa e promoção dos direitos humanos inserem-se no Eixo 4 – “Reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil”.

De 26.03.2019 a 24.06.2019 | 12:00

A Reitora da Universidade de Évora (UÉ) entregou ao Primeiro-Ministro António Costa, um plano para a Cartografia Geotécnica da região dos Mármores de Estremoz-Borba-Vila Viçosa, proposto por geólogos da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UÉ. O documento entregue por ocasião da cerimónia de doutoramento honoris causa aos cientistas Alexandre Quintanilha e Pat Sandra, no dia 25 de março, é o contributo da Universidade para o “Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica”, recentemente aprovado pelo Governo.

Publicado em 29.03.2019
Em 05.04.2019
14:00 | Colégio dos Leões | Sala 6

A Universidade de Évora (UÉ) e GNR de Setúbal estão a desenvolver uma plataforma de inteligência artificial que consegue localizar os pontos onde há maior probabilidade de acidentes rodoviários.

Publicado em 27.03.2019
  O Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) e o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora organizam em conjunto o III Encontro da Rede Portuguesa de História Ambiental, que se realizará na cidade de Évora, entre 28 e 30 de Março de 2019. Programa disponível em: https://encontroreportha2019.weebly.com/programme.html.
De 28.03.2019 a 30.03.2019
II Edição | 2ª Sessão

Decorrerá, na FCSH-UNL, no dia 02 de Abril de 2019, a segunda sessão da segunda edição do Seminário Permanente de Património Industrial.

Em 02.04.2019
15:30 | FCSH - Universidade Nova de Lisboa | Torre B - sala T1 - 2º piso
Em 29.03.2019
16:00 | Sala 119 | Colégio do Espírito Santo

Em 2017, a OCDE publicou o relatório sobre questões de género que revelou um dado interessante: 57% das portuguesas optam pela formação nas áreas das ciências, engenharia e matemática. Ao contrário da maioria dos outros países membros, em que as carreiras científicas são essencialmente masculinas, Portugal dá um exemplo de paridade. Além disso, 77% dos títulos de doutoramento no nosso país também são obtidos por mulheres. No entanto, há muito a fazer: mais da metade dos investigadores contratados em Portugal são homens (55%). Entre os anos de 2008 a 2012, houve um aumento no número de mulheres contratadas como investigadoras, mas elas ainda são menos representadas nas universidades, estando na sua maioria empregadas na função pública.

Publicado em 25.03.2019

Quem nunca acordou com um peso no peito e um nó na garganta? Quem nunca sentiu angústia? Ou se preocupou com uma situação vezes e vezes antes de acontecer?

E se todos os dias fossem assim? E se percebêssemos que sobrevivemos aos nossos dias. Que funcionamos mas aquela alegria que costumávamos sentir foi substituída por “aquele” peso e “aquela” preocupação com nada em especial e com o mundo, simultaneamente. E se os dias fossem passando e os nossos pensamentos corressem mais depressa do que aquilo que vivemos na realidade. E se ponderássemos todos os cenários possíveis (e por vezes impossíveis) na tentativa de antever algo que nunca poderíamos controlar. E se?

Convidamo-vos a conhecer um pouco do que é a Ansiedade e do que é fazer dela companheira de todos os dias, de como pode roubar, pouco a pouco, a qualidade de vida. Mas convidamo-vos também a conhecer algumas técnicas de confronto e à partilha de experiências e pensamentos sobre este tema.

Publicado em 25.03.2019