Notícias
A Universidade de Évora (UÉ) e GNR de Setúbal estão a desenvolver uma plataforma de inteligência artificial que consegue localizar os pontos onde há maior probabilidade de acidentes rodoviários.
Decorrerá, na FCSH-UNL, no dia 02 de Abril de 2019, a segunda sessão da segunda edição do Seminário Permanente de Património Industrial.
Em 2017, a OCDE publicou o relatório sobre questões de género que revelou um dado interessante: 57% das portuguesas optam pela formação nas áreas das ciências, engenharia e matemática. Ao contrário da maioria dos outros países membros, em que as carreiras científicas são essencialmente masculinas, Portugal dá um exemplo de paridade. Além disso, 77% dos títulos de doutoramento no nosso país também são obtidos por mulheres. No entanto, há muito a fazer: mais da metade dos investigadores contratados em Portugal são homens (55%). Entre os anos de 2008 a 2012, houve um aumento no número de mulheres contratadas como investigadoras, mas elas ainda são menos representadas nas universidades, estando na sua maioria empregadas na função pública.
Quem nunca acordou com um peso no peito e um nó na garganta? Quem nunca sentiu angústia? Ou se preocupou com uma situação vezes e vezes antes de acontecer?
E se todos os dias fossem assim? E se percebêssemos que sobrevivemos aos nossos dias. Que funcionamos mas aquela alegria que costumávamos sentir foi substituída por “aquele” peso e “aquela” preocupação com nada em especial e com o mundo, simultaneamente. E se os dias fossem passando e os nossos pensamentos corressem mais depressa do que aquilo que vivemos na realidade. E se ponderássemos todos os cenários possíveis (e por vezes impossíveis) na tentativa de antever algo que nunca poderíamos controlar. E se?
Convidamo-vos a conhecer um pouco do que é a Ansiedade e do que é fazer dela companheira de todos os dias, de como pode roubar, pouco a pouco, a qualidade de vida. Mas convidamo-vos também a conhecer algumas técnicas de confronto e à partilha de experiências e pensamentos sobre este tema.
Miguel Araújo nomeado para o Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS)
A exposição está patente ao público, até 11 de Abril, na Sala do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da Biblioteca Geral da Universidade de Évora.