Notícias
32 charcos em seis regiões diferentes da Península Ibérica estão a ser estudados com o intuito de descobrir quais as consequências que as alterações climáticas podem ter nos ecossistemas e na biodiversidade destes locais.
O projeto SABOR SUR - Laboratório para a Inovação Empresarial em Mercados Transfronteiriços de Alimentação e Hotelaria, recentemente aprovado, conta com a participação de uma equipa de investigadores do Instituto Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora (UÉ), sob coordenação da investigadora Elsa Lamy, doutorada em zootecnia pela UÉ.
O NemaLab oferece serviços de diagnóstico de nemátodes fitoparasitas, que afetam cultutras agro-florestais (exº culturas de batata, vinha, pinheiro) e o sector do turismo (exº., campos de golfe) para particulares ou empresas. Somos um laboratório creditado pela DGAV na análise do nemátode da madeira do pinheiro (há mais de 14 anos) e de nemátodes vectores de vírus em vinha (Xiphinema spp.). O nemátode das galhas (Meloidogyne spp.) e nemátode dos quistos (Globodera spp.) que causam problemas na batateira e tomateiro podem também ser diagnosticados.
- Serviços de identificação morfológica e/ou molecular (varia o preço consoante o tipo de análise)
- Preço sob-consulta para volume de amostras.
- Serviços de consultoria técnico-científica.
Dois investigadores ICAAM e bolseiros Post-doc FCT, Doutora Cláudia Vicente e Doutor Carlos Gutiérrez-Gutiérrez e uma estudante de doutoramento FCT/ICAAM, Margarida Espada, participaram no passado mês de Junho, no congresso internacional da Mediterranean Phytopathological Union. Foram realizadas duas comunicações orais (Cláudia Vicente e Margarida Espada) e dois posters (Cláudia Vicente e Carlos Gutiérrez-Gutiérrez) relativos a trabalhos de investigação realizados no NemaLab. O congresso decorreu em Córdoba (Espanha) nos dias 20 a 23 Junho 2017.
Para mais informações ver em detalhe na página do congresso: http://mpucordoba.mpunion.eu
Miguel João Pisoeiro Freitas é diplomado pela Universidade de Évora e foi recentemente empossado como novo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural
No passado dia 6 de julho teve lugar uma visita à Unidade Clínica da Coudelaria de Alter, integrada na cerimónia de assinatura do memorando de entendimento do REVIVE para esta Coudelaria histórica. A visita contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques e Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, bem como da Vice-Reitora da Universidade de Évora, Ausenda Cáceres Balbino e da Diretora-Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.
O Presidente da República promulgou o diploma da Assembleia da República que procede à primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, que aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas de conhecimento
Projeto estuda a distribuição, estabilidade, densidade demográfica e zonas de impacto dos agentes periféricos da Inquisição.