Notícias

Universidade de Évora
Em 18.10.2017
15:00 | Sala 124 | Colégio Espírito Santo

Investigador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora foi vencedor da 8ª edição do Prémio Científico Mário Quartin Graça.

Publicado em 11.10.2017

O Professor Manuel Mota, pertencente ao Departamento de Biologia (U. Évora) e membro do ICAAM, participou no XXXIV Congresso Brasileiro de Nematologia realizado em Vitória (Espírito Santo) com uma comunicação oral. O evento, realizado de 3 a 7 de julho, reuniu investigadores, estudantes (na imagem com alunos da Universidade Federal de Viçosa onde o Professor Mota lecionou nos últimos dois meses, ao abrigo do Programa Erasmus Mundus para Docentes) e profissionais de diferentes regiões do Brasil que discutiram sobre os desafios e o futuro da Nematologia brasileira. 

Publicado em 11.10.2017

O Dr. Vladimir Gaar é o actual chefe do Laboratório de Nematologia do Central Institute for Supervising and testing in Agriculture (CISCA), em Praga. As suas actividades centram-se no serviço de diagnóstico de nematodes fitoparasitas e de quarentena, focando-se essencialmente nas espécies de nematodes dos quistos (Globodera spp.) na batateira, no género Ditylenchus em diversas culturas hortícolas e na intercepção do nemátode da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus) em amostras de madeira provenientes de outros países. Participa como representante da Républica Checa na Comissão Permanente Fitossanitária da União Europeia. De entre as diversas publicações, destacam-se algumas em co-autoria com membros do ICAAM. Visitou o NemaLab nos dias 18 e 19 de Setembro onde deu uma conferência aberta intitulada “The Checz plant nematode diagnostic and quarantine experience”. Seguiu-se a vista ao Laboratório de Nematologia do INIAV-Oeiras, onde visitou outros laboratórios e deu uma conferência aberta sobre o mesmo tema.

18-19 Setembro 2017, ICAAM-Mitra    

Publicado em 10.10.2017

Gertrudes Guerreiro e António Caleiro, professores do Departamento de Economia da Universidade de Évora foram os premiados da terceira edição do prémio atribuído pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Publicado em 06.10.2017

“Precisamos mais do que nunca da Europa, vivemos numa era da globalização desordenada e desregulada” onde os “órgãos das Nações Unidas não têm capacidade de regular”, afirma a eurodeputada Ana Gomes em entrevista à Universidade de Évora.

Publicado em 03.10.2017

O recinto da Villa romana de Pisões, recebe amanhã, dia 27 de setembro, a partir das 17h30, uma sessão pública que pretende assinalar a reabertura ao público deste sítio arqueológico. A sessão que conta com a presença da Secretária de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, inicia-se com uma visita guiada ao espaço. Para este efeito foi recuperado o Centro de Acolhimento e Interpretação, que disponibiliza ao visitante informação sobre o sítio arqueológico e foi elaborado e sinalizado o percurso da visita.

 

Publicado em 26.09.2017

Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, recebeu no passado dia 20 de setembro uma delegação de dirigentes das Instituições do Ensino Superior de Macau com vista a futuras colaborações com instituições do ensino superior macaense.

Publicado em 26.09.2017

No presente ano letivo o IIFA pretende continuar a implementar o Programa de Mentorado, espaço de partilha destinado a intercâmbio informal entre doutorandos, continuando a decorrer na última 6ª feira de cada mês, no Palácio Vimioso, no período da tarde.

Toda a informação no portal do IIFA.

Publicado em 25.09.2017