1º Prémio ARCHIPRIX 2020 para a Universidade de Évora

A Universidade de Évora (UÉ) obteve o 1º Prémio, três Menções Honrosas e uma Nomeação na edição 2020 do prémio ARCHIPRIX, que distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista, das Universidades Portuguesas.

Das 80 candidaturas a concurso, 29 das quais selecionadas pelo Júri, a dissertação em arquitetura de Pedro Brito, sob a orientação de João Soares e Daniel Jimenez, intitulada "Vila da Fuzeta, entre o mar e a terra. Revelar arquiteturas, percursos e horizontes lagunares" foi a grande vencedora do Prémio ARCHIPRIX 2020.

João Bilou com a dissertação, “Rede Monástica de Évora: um percurso arquitectónico entre a cidade e o ermo, com orientação de Maria do Céu Tereno e de António Abel; Sylvie Claro, com a dissertação ”Aquae Ducto - Proposta de percurso da Água de Prata“ com a orientação de Sofia Salema; e o trabalho de André Lestre, com a dissertação, “Arquitetura do Mar. Contributo arquitectónico para o problema da subida da água do Oceano. Um projeto para Lisboa”, sob a orientação de João Rocha e Daniel Jimenez foram os trabalhos premiados com Menção Honrosa.

Já a Nomeação foi atribuída à dissertação de Carolina Dias, com o trabalho intitulado “Campus de vida – Reconversão do Antigo Hospital Pediátrico de Coimbra”, com a orientação de Daniel Jimenez.

A direção do Departamento de Arquitetura da Escola de Artes da Universidade de Évora mostrou-se naturalmente muito satisfeita com o resultado alcançado no concurso, visto todas as propostas da UÉ reconhecidas e premiadas pelo júri, endereçando ainda os parabéns aos estudantes e professores envolvidos nos trabalhos.

O ARCHIPRIX é um prémio de temática livre, institucional e académico que dá visibilidade à diversidade e qualidade académica da mais jovem geração de arquitetos. O ARCHIPRIX destaca um “coletivo de projetos que espelha os desafios e aspirações de cada Concorrente, Orientador e Instituição de Ensino”, tendo sido instituído em 2012 pela Fundação ARCHIPRIX (Roterdão) e pela Fundação Serra Henriques  (Lisboa) e que conta também com a colaboração da Ordem dos Arquitectos, da Trienal de Arquitectura de Lisboa, da Casa da Arquitectura, do Docomomo Internacional e do corpo docente das Instituições de Ensino de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista portuguesas.

A cerimónia da atribuição dos prémios e exposição de finalistas decorreu no passado dia 4 de Julho no Edifício dos Catraeiros em Porto Brandão em Almada.

Publicado em 07.07.2020