A Universidade de Évora (UÉ) integra o Projeto PME Digital que tem como objetivo capacitar mais de 3.000 PME de norte a sul do país em competências digitais. Em Março, a UÉ recebe uma sessão de apresentação deste projeto, abordando entre outros temas, as fábricas do futuro ou como a Transformação Digital irá transformar as cidades e quais as oportunidades de negócio para as PME.

Publicado em 07.02.2020

O Museu Virtual da Biodiversidade (MVBIO), um projeto vinculado à Universidade de Évora (UÉ), que funciona como um local de partilha de conhecimentos e de divulgação do património natural português, avançou recentemente para um novo desafio, a criação de uma revista de cultura científica, Naturae Digital.

Publicado em 07.02.2020

A estreia de 'Letter VI', para piano, e a interpretação de 'Four Poems', de Christopher Bochmann, Professor catedrático da Universidade de Évora (UÉ) está agendada para o dia 18 de fevereiro no âmbito do recital da soprano Danae Eleni e do pianista Guy Newbury, que terá lugar na Universidade de Oxford.

Publicado em 07.02.2020

Continuamos a seguir de perto o projeto de Quintino Lopes, o investigador do Instituto de História Contemporânea e do Grupo Ciência da Universidade de Évora (UÉ) que se tem dedicado a resgatar o trabalho de Armando de Lacerda, uma figura central na Fonética mundial pela criação de instrumentos científicos inovadores, como o “Policromógrafo”.

Publicado em 07.02.2020

Pedro Horta, titular da Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (UÉ), foi o orador principal de mais um encontro da iniciativa Conversas com Ciência, intitulada “A Energia: de onde vem e como a usamos?”, que teve lugar na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, no dia 30 de janeiro.

Publicado em 06.02.2020
Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais

O projeto “Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios  Florestais” CILIFO (0753­_CILIFO_5_E), dispõe de um orçamento total de 24,6  milhões de euros, dos quais 75% são financiados pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A  Espanha-Portugal – Interreg POCTEP (2014-2020).

O CILIFO enquadra-se  no Programa POCTEP,  Objetivo Temático “5 – Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”; e na Prioridade de Investimento “5B – Promoção de investimentos para fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resiliência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes”.

O projeto , cuja duração é de três anos( 01/01/2019-12/12/2021), pretende , através dos resultados previstos nas suas atividades, constituir-se como um Centro permanente para o desenvolvimento e promoção da formação, sensibilização, investigaçãoe, cooperação no combate aos incendios florestais.

Publicado em 06.02.2020
Relato da revista Agrotec
Fórum em Santarém reúne interessados pelo uso de microrganismos na agricultura

O fórum, promovido pela empresa Crimolara e sua representada Atens, teve lugar no dia 31 de janeiro no CNEMA, em Santarém, onde a Profª Isabel Brito deu a conferência introdutória e participou na mesa redonda final.

Publicado em 05.02.2020

A equipa de investigadores do projeto AQUAPOLLIS+, coordenado por Teresa Cruz, investigadora do MARE, com base em problemas anteriormente identificados, testaram e compararam a sobrevivência e o crescimento dos percebes em três sistemas de cultivo diferentes, do ponto de vista da sua viabilidade biológica e económica.

Publicado em 04.02.2020

Elsa Duarte, diretora do programa de Doutoramento em Ciências Veterinárias da Universidade de Évora (UÉ), foi reconhecida com o grau De Facto Diplomate, atribuído pela Comissão Executiva do Colégio Europeu de Microbiologia Veterinária (ECVM).

Publicado em 03.02.2020
3, 4 e 5 de Fevereiro|2020, Palácio do Vimioso, Anf. 111