Notícias
Dia 14 de junho marca o arranca do projeto-piloto U-BIKE na Universidade de Évora, que irá disponibilizar 500 bicicletas – 300 convencionais e 200 elétricas – para a alunos, professores e funcionários da UÉ. No período experimentar a comunidade académica terá à disposição 25 bicicletas, sendo que totalidade dos velocípedes ficará disponível no próximo ano letivo.
O projeto EUROACE_LERA, coordenado na Universidade de Évora pelo Instituto de Investigação e Formação Avançada, é um projeto de cooperação transfronteiriça, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), EP -INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP), que promove o desenvolvimento das zonas fronteiriças de Espanha e Portugal.
Trata-se de uma aposta em transformar o espaço Euroace num pólo de retenção, desenvolvimento e atração de jovens talentos, oferecendo uma oportunidade para que os jovens com ideias de negócios tecnológicas e inovadoras possam encontrar opções para o desenvolvimento dos seus projetos, através de um ambiente propício para a aceleração das suas ideias.
No âmbito das atividades do projeto, a Universidade de Évora irá realizar o segundo e terceiro Workshop em Badajoz e em Leiria, destinados também à reflexão sobre os instrumentos e mecanismos existentes, nas zonas da Extremadura e Centro, respectivamente, para apoio ao desenvolvimento de projetos baseados no conhecimento por parte de jovens empreendedores.
Workshop Badajoz: dia 18 de Junho, pelas 11:00horas(hora espanhola), no Campus Universitario de Badajoz - FUNDECYT
Workshop Leiria: dia 21 de Junho, pelas 14:30horas, no IPLeiria, sala de atos dos Serviços Centrais
Toda a informação na página do projeto: http://euroacelera.com/
O 2º Congresso Internacional de Redes Sociais, sob o tema “Redes Sociais: perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas” decorreu na Universidade de Évora, nos dias 7 e 8 de maio, constituindo um fórum que congregou especialistas, investigadores e trabalhadores sociais que desenvolvem a sua atividade na área das redes sociais.
Glória Nascimento, investigadora do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e aluna de doutoramento do programa doutoral HERITAS, galardoada com o prémio "Daniel Mareci" Young Research Award” em Praga.
O Prémio Científico, Sesimbra 2017 foi atribuído ao trabalho “Descobrindo o manto: decifrando a paleta e a técnica do pintor Gregório Lopes com um estudo sobre a pintura "Mater Misericordiae" de Sesimbra” da autoria de Vanessa Antunes, contando com a intervenção de técnicas aplicadas no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora.
A tese de doutoramento “Património Ibérico: azulejos hispano-mouriscos em colecções portuguesas e espanholas” de Susana Coentro foi galardoada com o Prémio SOS Azulejo na categoria de Estudos de Materiais, contando para tal, com colaboração do Laboratório Hercules da Universidade de Évora.
Acaba de ser reeditado o Volume 1 (1729-1731) das Gazetas Manuscritas da Biblioteca Pública de Évora, sob a direção de João Luís Lisboa (CHC-UNL), Tiago C. P. dos Reis Miranda (CHC-UNL) e Fernanda Olival (CIDEHUS-UÉvora).


