NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2016
Agenda

Notícias

Decorreu no dia 25 de julho, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (UÉ) o workshop intitulado «Portugal – Marrocos, os Caminhos da Cooperação no Mediterrâneo».

Publicado em 26.07.2016

A revista National Geographic acompanhou um dia de trabalho de campo que o Laboratório HERCULES da UÉ efetuou na gruta do Escoural. Localizada no município alentejano de Montemor-o-Novo, a gruta está classificada como Monumento Nacional e apresenta pinturas rupestres do Paleolítico Superior, que foram agora alvo de uma intervenção pioneira em Portugal.

Publicado em 14.07.2016

João Paulo Mendes, doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade de Évora (UÉ), venceu o segundo prémio no XVI concurso “Mejor tesis doctoral en temas agrícolas”, pela sua investigação sobre sementeira direta e culturas de cobertura. O prémio é promovido pela Fertiberia, empresa no setor dos fertilizantes em colaboração com o Colégio Oficial de Ingenieros Ahrónomos de Centro y Canarias de Espanha.

Publicado em 15.06.2016

Num ambiente informal e descontraído três estudantes de doutoramento da UÉ, nas áreas da Bioquímica, Gestão e Ciências da Terra, dão a conhecer os seus trabalhos de investigação. A iniciativa, organizada por um grupo de jovens interessados em comunicação de ciência, conta com o apoio do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, (IIFA) e está agendada para o próximo dia 16 de junho pelas 21h, no Horas Incertas Jazz Club, em Évora.

 

Publicado em 14.06.2016

A Universidade de Évora (UÉ), através do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) é parceiro do projeto europeu designado HNV-Link, “High Nature Value Farming: Learning, Innovation and Knowledge”, que iniciou em abril de 2016, com coordenação na UÉ por Teresa Pinto Correia. O projeto é financiado pelo programa europeu de apoio à investigação, Horizonte 2020 e conta com um financiamento global de 2,2 milhões de euros, destinados a fazer a ligação da investigação com a inovação em agricultura, florestas e áreas rurais.

Publicado em 13.06.2016

Miguel Bastos Araújo, investigador do CIBIO-INBIO, Universidade de Évora, foi distinguido com o Prémio Rey Jaime I, em Espanha. Instituído em 1989, o galardão distingue estudos e entidades científicas que contribuíram para a promoção da investigação e para o desenvolvimento científico em Espanha.

 

Publicado em 09.06.2016

Maria da Luz Sampaio, investigadora do CIDEHUS, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora, recebeu o prémio: Melhor Estudo Sobre Museologia, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), pela sua Tese de Doutoramento “Da fábrica para o Museu. Identificação, patrimonialização e difusão da Cultura Técnico industrial".

Publicado em 07.06.2016

O ICAAM, UEvora participou na VIII Edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça, que decorreu de 25 a 29 de maio de 2016, em Coruche. Este ano a FICOR celebrou o Ano Internacional das Leguminosas (ONU) e o Ano Internacional do Entendimento Global (UNESCO) sublinhando a importância do sobreiro e do Montado como sistema único onde se podem desenvolver atividades agro silvo pastoris.

Publicado em 01.06.2016

Estudantes da Universidade de Évora com interesse em trabalhar em conservação da natureza e biodiversidade terão a oportunidade de adquirir soft skills e desenvolver actividades de campo na Hungria e no Reino Unido, integrados num projecto de intercâmbio europeu.

Publicado em 30.05.2016

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou no dia 18 de maio a Universidade de Évora.

Com o objetivo de identificar desafios e oportunidades concretamente na área da investigação, o Ministro e a Secretária de Estado, Maria Fernanda Rollo, tiveram oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), a Cátedra de Energias Renováveis, bem como o Laboratório Hercules, infraestrutura de investigação interdisciplinar no âmbito da valorização do património cultural.

Publicado em 19.05.2016

INAUGURAÇÃO | 5 Maio | 18.30 | Entrada gratuita
Até 29 Maio

CONFERÊNCIA | 6 Maio | 18.30 | Entrada gratuita
PORTUGUESE INFLUENCES IN THE DELTA LAND OF BANGLADESH
Conferência pelo arquitecto Sajid Bin Doza e pelo Embaixador do Bangladesh, Imtiaz Ahmed.
Duração | 90’ | Conferência em inglês, sem tradução

http://www.museudooriente.pt/2563/riverine.htm

Publicado em 04.05.2016

A investigação de qualidade deve ser transmitida “em linguagem de gente. O Museu é a grande divulgação”. São palavras de Cláudio Torres, fundador e diretor do Campo Arqueológico de Mértola (CAM), no âmbito da Cerimónia de criação da Cátedra de Ensino em Arqueologia Cláudio Torres, que teve lugar no dia 3 de maio, no Colégio do Espirito Santo.

 

Publicado em 03.05.2016

Entrega Prémio "Concurso Identidade Visual da Cátedra ER"

Em 04.05.2016
Sala 205 | Palácio do Vimioso

O Município de Mora reconhecendo o meritório esforço e dedicação de Leonor Rocha ao património e história do concelho deliberou agraciá-la em ato solene. A Cerimónia de Condecoração terá lugar no próximo dia 25 de Abril, pelas 15h em Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa dos 42.º Aniversário do 25 de Abril, no Cineteatro da Casa da Cultura de Mora.

Publicado em 20.04.2016

A Universidade de Évora acolheu a 11ª reunião de gestão de projecto EU-SOLARIS.

Publicado em 07.04.2016
Projecto de sucesso do FP7
Publicado em 07.04.2016