NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2016
Agenda
Évora recebe o 1º PubhD dedicado à Investigação em Bioquímica, Gestão e Ciências da Terra

Num ambiente informal e descontraído três estudantes de doutoramento da UÉ, nas áreas da Bioquímica, Gestão e Ciências da Terra, dão a conhecer os seus trabalhos de investigação. A iniciativa, organizada por um grupo de jovens interessados em comunicação de ciência, conta com o apoio do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, (IIFA) e está agendada para o próximo dia 16 de junho pelas 21h, no Horas Incertas Jazz Club, em Évora.

 

Mara Silva, aluna de Doutoramento em Bioquímica está a estudar como alguns compostos produzidos por bactérias podem contribuir para a salvaguarda do património cultural. Encontrar uma forma de eliminar os microrganismos que provocam alterações nas obras de arte, sem provocar danos ao bem patrimonial, às pessoas, ou ao ambiente é o objetivo da investigação em curso. A Mara está em busca deste produto novo, de origem natural, pouco tóxico para o ser humano e biodegradável.

Na área da gestão, Ricardo Marino irá falar-nos dos efeitos dos mecanismos de governação no desempenho e no risco das empresas europeias cotadas em bolsa. O trabalho do doutorando parte do pressuposto que a forma como se organiza o conselho de administração e outros mecanismos de governação das empresas pode influenciar a capacidade da empresa fazer face às exigências da sua atividade, considerando os interesses dos acionistas mas, também, de outras partes como é o caso dos trabalhadores.

No que respeita às Ciências da Terra, cabe a João Fontiela apresentar a perigosidade sísmica no Concelho da Praia da Vitória – Açores. O objetivo do seu trabalho é avaliar a exposição do concelho aos perigos sísmicos. Devido à origem vulcânica das ilhas açorianas ocorrem fenómenos de amplificação da onda sísmica, que se traduzem no aumento dos danos no edificado durante um sismo. A par desse fenómeno é necessário estimar qual é a probabilidade de ocorrer outro sismo com características destruidoras.

O Conceito

A ideia nasceu em 2014, na cidade de Nottingham e foi desenvolvida por dois alunos do Reino Unido. Kash e o Regan, ao assistirem a uma palestra na Universidade de Nottingham, tiveram à conversa com um grupo de estudantes de doutoramento, que tinham apresentaram as suas comunicações. Porém, embora não entendessem muito das investigações ali apresentadas, perceberem o potencial que estas poderiam ter para o público em geral.

Surgiu então a ideia de transferir esse conhecimento para um ambiente mais informal. O Pub, e entre uma bebida e “dois dedos” de conversa, os estudantes provenientes de diferentes áreas discutem e apresentam as suas investigações, traduzindo-se muitas vezes numa primeira experiência de apresentação pública por parte destes. Para o público que assiste é sem dúvida uma mais-valia pelo conhecimento que adquirem nas mais diversas áreas, e pelo conhecimento do trabalho produzido nas Universidades, onde a troca e partilhas de ideias pode ajudar a desenvolver novas e enriquecedoras ideias.

Publicado em 14.06.2016
Fonte: GabCom | UÉ