NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2016
Agenda
Doutorado em História da Arte expõe no Museu FUNDAÇÃO ORIENTE

INAUGURAÇÃO | 5 Maio | 18.30 | Entrada gratuita
Até 29 Maio

CONFERÊNCIA | 6 Maio | 18.30 | Entrada gratuita
PORTUGUESE INFLUENCES IN THE DELTA LAND OF BANGLADESH
Conferência pelo arquitecto Sajid Bin Doza e pelo Embaixador do Bangladesh, Imtiaz Ahmed.
Duração | 90’ | Conferência em inglês, sem tradução

http://www.museudooriente.pt/2563/riverine.htm

(…)
O rio é o deus e a deusa do sub-continente de onde venho. Ele é o criador da civilização, da cultura da nação e da riqueza e do vigor da sua capacidade em apontar-lhe a continuidade. 
Mas há um outro lado, o rio que provoca devastação e perdas imensas ao ser humano e aos seus bens. No entanto, enfrentando todos esses desafios, foi junto aos rios que as pessoas, desde sempre, se estabeleceram e criaram as grandes civilizações.
Foi o rio com as suas correntes e marés, sempre fluindo, que gerou o poema, a sinfonia da vida e da história, dos povos ribeirinhos.
É esse ambiente e romance das várias estações que o rio nos traz e faz dos seus vizinhos gente diferente dos outros.
O objectivo desta exposição de esboços e pinturas é o de mostrar padrões dessas populações ribeirinhas no modo como se estabeleceram, nas suas ocupações, na arte e arquitectura que produziram e até nos anseios culturais que conseguiram exprimir.

(…) Sajid Bin Doza

A exposição Riverine – Desenhos de Sajid Bin Doza reflecte as impressões e experiências de Sajid Bin Doza, artista e arquitecto, junto a três rios: o Tejo, o Padma e o Brahmaputra. Ao Tejo, que em Lisboa se ligava a algumas das rotas de navegação mais emblemáticas da história da Europa, juntam-se Padma e Brahmaputra, rios da terra natal do artista,  símbolos da riqueza de um dos maiores deltas do mundo, no Bangladesh, do qual flui a riqueza da região, incluindo um comércio que durante milénios serviu toda a Ásia. Moldando a topografia, sustentando ou extinguindo modos de vida, os três rios partilham este papel determinante e configurador nos territórios onde se inserem, bem como na História dos seus respectivos continentes.

Através de 25 desenhos e aguarelas, a exposição aborda temas relacionados com a cultura ribeirinha, incluindo a arte e a arquitectura. Para além disso, Riverine – Desenhos pretende ainda assinalar o longo relacionamento histórico entre Bangladesh e Portugal, ligado ao comércio marítimo, oferecendo um pequeno vislumbre  do intercâmbio cultural daí resultante.

Co-organização Embaixada do Bangladesh

 

   
Publicado em 04.05.2016