NEWSLETTER
Trimestral | Nº 03 - 2018
Investigação & Divulgação

Investigação & Divulgação

De 2 a 6 de julho 2018 realizou-se a 1ª Escola de Verão do programa de doutoramento em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios - | Covilhã, Fundão e Vila Real.

O CICS.NOVA.UÉvora participou na mostra de publicações durante o X congresso Português de Sociologia, de 10 a 12 de julho, na cidade da Covilhã.

De 6 a 9 de novembro de 2018 a escola Naval promove o Colóquio para estudantes, no âmbito da 11ª edição das Jornadas do Mar.

A 29 e 30 novembro, decorre na Universidade de Évora, o seminário que propõe manter o tema e alargar o debate sobre a mobilidade na contemporaneidade, olhando particularmente aos seus (com)passos, rumos e políticas.

Vazio irreparável na História e na Ciência do Brasil (e do mundo) com o incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro

Universidade de Évora participa do consórcio NEI - Noite Europeia dos Investigadores

Decorreu de 23 a 25 de julho de 2018 na Universidade de Évora o Colóquio Internacional subordinado ao tema Poder, Globalização, Território e Sociedades Ibero-Americanas da Modernidade à Contemporaneidade.

Campus Empreendedor de Verão Transfronteiriço desenvolve-se no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça EUROACELERA, durante os três dias de desenvolvimento do Curso Empreendedor de Verão Transfronteiriço, os participantes receberam formação sobre criação de equipas, criatividade, co-criação, design thinking, prototipagem, realizaram atividades de networking e trabalharam em equipa para propor projetos que sugerissem soluções ao desafio apresentado. 

Encontra-se a decorrer na Universidade de Évora e em Badajoz, na Fundecyt-PCtex, a primeira convocatória do Programa Transfronteiriço de Aceleração, que se desenvolve no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça EUROACELERA, coordenado pela Extremadura Avante e que tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo e a criação de empresas na EUROACE (Extremadura, Alentejo e Centro de Portugal).

O projeto SUSTAINABLE FARMING- SFARM, financiado pelo programa da Comissão Europeia/ERASMUS +,no âmbito da medida WP2 - Capacity-building and Curricula development, recebeu, durante a semana de 23-29 de Setembro de 2018, uma comitiva de parceiros asiáticos, na Universidade de Évora.

No dia 28 de Setembro,o ICAAM aderiu à iniciativa Noite Europeia dos Investigadores (NEI). 

O primeiro Atlas das Aves Invernantes e Migradoras de Portugal é uma obra que deve orgulhar quem participou no maior projecto ornitológico colectivo dos últimos 10 anos.

Professora Teresa Pinto Correia lança livro no dia 3 de Setembro, em Clermont Ferrand/França, foi feito o lançamento oficial do livro European Landscapes In Transition - Implications For Policy And Practice.

O ICAAM e o IIFA da Universidade de Évora organizam o III Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura nos dias 29 e 30 de novembro de 2018, na Universidade de Évora.

O Encontro Internacional  ibagreco 2018 procura juntar investigadores para tentar compreender a base ecológica para a agricultura sustentável e foi concebido para proporcionar aos investigadores um espaço de partilha da investigação de ponta em agroecossistemas ibéricas. Junte-se a nós!
 

Venha conhecer a investigação sobre a importância da bolota na alimentação humana e degustar uma grande diversidade de produtos feitos à base deste produto natural esquecido durante tantos anos.

2º Colóquio sobre a Flora e a Fauna dos Montados - Uma Abordagem Multifuncional | 8 e 9 de NOV 2018 | Grândola
Data Limite de envio de Resumos: 30 de Setembro de 2018

A Universidade de Évora em parceria com o ICAAM, CEFAGE e o CIEP.UE organizam a Conference on Mediterranean Diet and Gastronomy - Linking Innovation, Sustainability and Health dia 15 e 16 de Outubro.

Decorreu, nos dias 12 e 13 de julho na Universidade de Évora, o simpósio RESISTANCE “Quadros Teóricos e Historiografia”.

Na passada quinta-feira, dia 02 de agosto, a reitoria da Universidade de Évora visitou a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.

Realizou-se nos dias 21 e 22 de setembro o Congresso Internacional "O Montado no Desenvolvimento Rural do Sudoeste Peninsular".

Teve este ano lugar a VI Edição da Residência Cisterciense no mosteiro de S. Bento de Cástris (Évora) nos dias 21 e 22 de setembro , numa Organização conjunta do CIDEHUS e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, este ano com o apoio do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR-UCP), do Projecto Luso-brasileiro DIAITA - Património Alimentar da Lusofonia, contando ainda com a colaboração dos Caminheiros de Évora e da Câmara Municipal de Évora.

Agenda
III Ciclo de Conferências
De 09.06.2018 | 15:00 a 24.11.2018
III Ciclo de Conferências
De 09.06.2018 | 15:00 a 24.11.2018
Disseminação do Projeto Cognition & Inclusion na Universidade de Évora, a 1 de outubro de 2018
Em 01.10.2018 | 11:00
Publicado em 27.09.2018
CALL FOR ARTICLES
Publicado em 26.09.2018