NEWSLETTER
Oferta Formativa | 2016
Prémios e Distinções

Prémios e Distinções

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) apresenta a quinta edição do Prémio PORDATA Inovação.

Publicado em 06.03.2019
Categorias: Coesão, Conhecimento e Sustentabilidade

As candidaturas são submetidas exclusivamente online e podem ser apresentadas pelos candidatos ou por terceiros.

De 04.03.2019 a 30.04.2019
Categoria: Direitos Humanos

As candidaturas são submetidas exclusivamente online e podem ser apresentadas pelos candidatos ou por terceiros

De 04.03.2019 a 30.04.2019

O investigador Manuel Mota, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora (UÉ), recebeu o prémio "Distinguished Alumnus Award” atribuído pela School of Plant and Environmental Sciences (SPES), do College of Agriculture and Life Sciences (CALS) em Virginia Tech, nos Estados Unidos da América.

in Rádio Campanário 29 de Janeiro de 2019

 

 

Publicado em 30.01.2019

 

Fotografia: Departamento de História

De 08.12.2018 a 28.12.2018

Quintino Lopes, investigador do IHC_CEHFCi_UÉ, recebeu o prémio para Publicações Internacionais de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES), pelo artigo “The National Education Board (1929-36) and scientific research in Portugal“, publicado em 2017 no Portuguese Journal of Social Science.

Publicado em 20.11.2018

Miguel B. Araújo, investigador do CIBIO-INBIO, Universidade de Évora, foi galardoado com o prémio Ernst Haeckel 2019, atribuído pela Federação Ecológica Europeia (EEF).

Publicado em 13.11.2018
Bolseiro do Instituto Ricardo Jorge distinguido em workshop internacional de micotoxicologia

Ricardo Assunção, bolseiro de pós-doutoramento no Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, foi distinguido com o prémio “Brigitte Gedek – Science Award” atribuído pela “Society for Mycotoxin Research”, no âmbito do 40º Workshop de Micotoxinas, que decorreu, dia 12 de junho, em Munique (Alemanha). Atribuído de forma bianual desde o ano 2000, este prémio distingue contribuições científicas na área da micotoxicologia que se diferenciem pela qualidade excecional.

 

Para a atribuição deste prémio foram tidos em conta os contributos alcançados por Ricardo Assunção na sua tese de doutoramento “Children exposure to multiple mycotoxins through food consumption: a holistic approach for risk assessment”, realizada no DAN, em colaboração com a Universidade de Évora e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM, Universidade de Aveiro). Este trabalho teve como principais objetivos caracterizar a exposição das crianças portuguesas (idade inferior a 3 anos) a múltiplas micotoxinas através da alimentação e determinar a bioacessibilidade das micotoxinas nos alimentos habitualmente consumidos pelas crianças.

Os resultados desta investigação reforçam a importância da implementação de uma abordagem holística para a avaliação de risco de mistura de micotoxinas, em especial quando envolvidas populações vulneráveis como as crianças. As potenciais consequências da exposição intestinal a micotoxinas deverão ser ponderadas principalmente no que respeita às implicações no desenvolvimento de doenças intestinais.

O prémio “Brigitte Gedek – Science Award” conta com o apoio da Professora Doutora Brigitte Gedek, professora aposentada de Bacteriologia e Micologia da Ludwig-Maximilians University of Munich, que esteve presente na cerimónia de entrega deste prémio. Este ano, para além do prémio atribuído a Ricardo Assunção, foi também distinguido o grupo de investigação do Professor Doutor Ludwig Niessen da Technische Universität München(Alemanha).

 

Publicado em 25.06.2018

Glória Nascimento, investigadora do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e aluna de doutoramento do programa doutoral HERITAS, galardoada com o prémio "Daniel Mareci" Young Research Award” em Praga.

Publicado em 04.06.2018

O Prémio Científico, Sesimbra 2017 foi atribuído ao trabalho “Descobrindo o manto: decifrando a paleta e a técnica do pintor Gregório Lopes com um estudo sobre a pintura "Mater Misericordiae" de Sesimbra” da autoria de Vanessa Antunes, contando com a intervenção de técnicas aplicadas no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora.

Publicado em 04.06.2018