NEWSLETTER
Oferta Formativa | 2016
Nota de Abertura

Nota de Abertura por Manuel Collares Pereira, Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada

Nota de Abertura
Foto de José Alex Gandum, Revista Instalador
Promoção da Oferta Formativa

A Oferta formativa da Universidade de Évora tem o seu nível mais alto nos programas de Doutoramento que oferece e nos Mestrados Erasmus Mundus.

Toda a lógica desta Oferta está centrada na capacidade de investigação da Universidade, nos seus Centros, Unidades de I&D e Cátedras que integram o IIFA.

A influência desta investigação faz-se sentir, como não poderia deixar de ser, também nos ciclos de licenciatura, mestrado, mestrado integrado que precedem o terceiro ciclo, já que a investigação está a cargo de docentes e investigadores que certamente procuram ensinar, nas várias unidades curriculares em que participam, à luz dos mais recentes avanços relevantes em cada uma das áreas em que são especialistas. Alguns desses avanços serão mesmos protagonizados pelos próprios docentes no seu trabalho de investigação! A qualidade, a novidade, o interesse do que se ensina, está profundamente dependente desta ligação entre investigação e docência e, portanto, também a atratividade da Universidade para os seus alunos.

Os programas de doutoramento contêm um misto de estudo (tutorial ou através de unidades curriculares de nível 3ºciclo) e de trabalho de cada aluno orientado para a investigação de novos avanços, para a geração de novo conhecimento, de novas capacidades, de novas manifestações artísticas, alguns com impacte mais tecnológico, mais imediato, outros com carácter mais fundamental, mas todos com impacte sobre a Cultura, científica ou humanística.

O IIFA procura, no seu esforço integrador, ajudar os seus Centros, Unidades e Cátedras a desempenhar este papel da melhor forma possível, sendo capaz de proporcionar, para lá da Oferta Formativa específica em cada Programa de Doutoramento, dimensões complementares significativas.

Um aspeto importante do esforço de investigação é o da sua internacionalização, através de cooperações específicas com outras universidades, instituições de investigação e empresas estrangeiras, com ou sem integração em redes especializadas que emergem em muitas áreas, refletindo também uma melhor capacidade de resposta aos programas de financiamento I,D&D+I, nacionais, europeus e outros, até mesmo fora do contexto europeu. Cada vez mais existe o objetivo de envolvimento dos alunos neste esforço de internacionalização e assinale-se que têm já sido proporcionados graus de doutoramento conjuntos (duplos-graus/co-tutelas), doutoramentos internacionais ou europeus.

Por último importa referir ainda outras iniciativas que vão certamente influenciar de forma positiva a qualidade da nossa atividade formativa:

- o IIFA, Escola Doutoral da U. de Évora é o protagonista principal na criação- em curso- de uma rede de Escolas Doutorais nacional e internacional/ibérica, com a adesão de Escolas  Doutorais espanholas.

- a criação de parcerias internacionais para a Escola Doutoral no âmbito do conceito de Escolas de Verão para estudantes de 3ºciclo

- o desenvolvimento de ações de formação de carácter horizontal, para todos os Alunos do 3ºciclo independentemente da área do seu programa de doutoramento, como poderão ser ações de curta duração na aquisição de “soft skills ” em áreas como a Ética em Ciência, Comunicação e Transferência de Conhecimentos e de Tecnologias, Propriedade Intelectual, Empreendedorismo e Inovação, etc.

- criar dinâmicas entre os doutorandos de Cursos 3º Ciclo, nomeadamente entre os recém-doutorados ou que se encontram em fase de conclusão do seu doutoramento e os que iniciam o mesmo, através da promoção de  um Programa de Mentorado

Em conclusão: a atual Oferta Formativa a nível do doutoramento, faz parte de um processo dinâmico, de um esforço permanente da Universidade para se afirmar como capaz de oferecer uma formação que possa ser vista pelos seus futuros alunos como capaz de dar resposta aos seus maiores anseios em termos de qualidade e finalmente traduzir-se, resultar numa opção tranquila sobre a sua vinda para a Universidade de Évora.