Em Junho o PubhD chega à Évora e vamos andar entre o laboratório e a gestão empresarial, terminando com uma viagem aos Açores e seus sismos.
Bar Horas Incertas dia 16 de Junho às 21h
Três investigadores de doutoramento vão explicar a sua investigação num bar em troca de uma ou duas bebidas. As apresentações são ao nível de uma conversa de bar, acessíveis a qualquer pessoa.
Mara Silva (Bioquímica) está a estudar como alguns compostos produzidos por bactérias podem contribuir para salvaguarda do património cultural.
O nosso património está sucessivamente a ser alvo de múltiplas alterações tanto do ambiente como de microrganismos que se desenvolvem nos mesmos. É preciso encontrar forma de eliminar esses microrganismos que provocam alterações nas obras de arte, sem provocar danos ao bem patrimonial, às pessoas, ou ao ambiente. A Mara está em busca deste produto novo, de origem natural, pouco tóxico para o ser humano e biodegradável
Ricardo Marino (Gestão) está a estudar o efeito dos mecanismos de governação no desempenho e no risco das empresas europeias cotadas em bolsa.
O trabalho do Ricardo parte do pressuposto que a forma como se organiza o conselho de administração e outros mecanismos de governação das empresas pode influenciar a capacidade da empresa fazer face às exigências da sua atividade, considerando os interesses dos acionistas mas, também, de outras partes como é o caso dos trabalhadores.
João Fontiela (Ciências da Terra) está a estudar a perigosidade sísmica no Concelho da Praia da Vitória – Açores.
O objectivo do trabalho do João é avaliar a exposição do concelho aos perigos sísmicos. Devido à origem vulcânica das ilhas açorianas ocorrem fenómenos de amplificação da onda sísmica, que se traduzem no aumento dos danos no edificado durante um sismo. A par desse fenómeno é necessário estimar qual é a probabilidade de ocorrer outro sismo com características destruidoras.
Mais informações em https://pubhdevora.wordpress.com/
O 1º PubhD de Évora será no Horas Incertas jazz club, no dia 16 de Junho, às 21h. Se quiseres explicar o teu doutoramento num dos próximos eventos PubhD de Évora, ou tiveres questões, envia um email para evorapubhd@gmail.com