Seminários ContaConnosco, resistência e adaptação

Decorridos cinco anos desde a primeira edição dos Seminários ContaConnosco este projeto da Universidade de Évora (UÉ) resiste, adaptou-se e apresenta-se agora em formato webinar.

Inicialmente dirigidos ao 1º ano do 1º ciclo de estudos, rapidamente os seminários suscitaram o interesse de estudantes de vários ciclos de estudo (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) em fases distintas do seu percurso académico. A crescente procura por parte de estudantes internacionais e em mobilidade vieram ainda reforçar a importância deste projeto pensado na sequência do estudo promovido pela Reitoria para identificação das causas do Abandono Escolar na Universidade que integra um conjunto mais amplo de medidas orientadas para 4 domínios de intervenção principais: Escutar; Esclarecer; Aconselhar e Apoiar.

Rosalina Pisco, Pró-Reitora da UÉ e investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS.NOVA.UÉvora considera este projeto “muito importante no combate ao abandono dos estudantes" seja pelos temas abordados seja pela proximidade que permite estabelecer por forma a acompanhar as necessidades diárias destes estudantes que escolhem a Universidade de Évora para preparar o futuro.

“A questão do abandono escolar é multidimensional e transversal às Instituições de Ensino Superior e levanta desafios específicos em Universidades localizadas no interior do país e/ou de menor dimensão” avança Rosalina Costa, pelo que este tipo de projetos são essenciais, referindo ainda que, a par desta problemática, para a dificuldade que o nosso país está a ter este ano atingir a meta de ter 40% da população entre os 30 e os 34 anos com um curso superior.

A “pertinência, atualidade e mais-valia dos temas” são os fatores destacados pelos estudantes com base no resultado dos questionários aplicados periodicamente aos participantes dos seminários promovidos pela UÉ,  cujas sessões são conduzidas por professores da Universidade de Évora e diversos parceiros da sociedade civil.

Temas como o planeamento, organização e gestão do tempo, a autorregulação do estudo e aprendizagem, pesquisa bibliográfica e apoio à elaboração de trabalhos académicos, ou ainda a educação financeira e os relacionados com a procura do primeiro emprego constituíram a base deste ciclo de seminários, evoluindo para outros mais abrangentes e relacionados com comportamentos de risco e hábitos de vida saudáveis.

No presente ano académico foram incluídos mais dois temas ajustados à realidade académica e à atualidade dos jovens estudantes, nomeadamente a diversidade cultural e mobilidade em ambiente académico em parceria com a Mundus Intercultural ONG e o seminário sobre comportamentos aditivos e dependências, em parceria com a ARS Alentejo - Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central e da Universidade Saudável da Universidade de Évora.

“Este é um projeto com futuro que continua a fazer sentido" garante a Pró-Reitora da UÉ, encontrando-se a preparar a programação para uma nova edição que terá início em setembro no arranque de um novo ano letivo.

Publicado em 28.05.2020