MOMENTOS COVID19

 No dia 29 de abril|2020, através de videoconferência, os investigadores membros do CICS.NOVA.UÉvora iniciam o primeiro momento de reflexão conjunta sobre o momento atual e sobre o futuro que se nos vai colocar nos próximos tempos (momentos covid 19).

 

O CICS.NOVA.UÉvora–Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora, promove o debate sobre os cenários prováveis para o futuro com que nos poderemos vir a deparar, decorrentes do surto da pandemia COVID19. No dia 29 de abril|2020, através de videoconferência, os investigadores membros do CICS.NOVA.UÉvora iniciam o primeiro momento de reflexão conjunta sobre o momento atual e sobre o futuro que se nos vai colocar nos próximos tempos (momentos covid 19). O ponto de partida consistirá assim, em analisar criticamente cenários sobre futuros prováveis que podem emergir a médio prazo.

A questão que se coloca às sociedades humanas, no que concerne ao momento actual é, portanto, com que futuro nos podemos vir a deparar e o que fazer no presente face aos diversos futuro(s) (possíveis, prováveis e desejáveis). Com recurso a metodologias participativas, de suporte à troca de ideias, à melhoria da aprendizagem e ao estímulo à criatividade, este exercício será seguido da apresentação e debate de resultados obtidos através das respostas a um pequeno questionário aplicado internamente, com questões sobre os aspetos positivos e negativos identificados na fase presente e, sobre os que podem vir a ocorrer após o regresso a uma nova normalidade.

Será ainda debatida a pertinência da continuidade da iniciativa e, da abertura a participantes que tenham interesse em proporcionar contributos sobre o tema.

 

Publicado em 29.04.2020