Anthony Burke distinguido como ChemPubSoc Europe Fellow 2020

Anthony Burke, Professor do Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (UÉ), foi distinguido como ChemPubSoc Europe Fellow 2020.

Entre os vários estudos e projetos no qual tem participado, alguns dos quais premiados a nível nacional e internacional, recorde-se que uma equipa de investigação liderada pelo também investigador do antigo Centro de Química de Évora da (UÉ), produziu com sucesso novos inibidores de uma enzima Colinesterase, fundamental para assegurar a comunicação entre neurónios em doentes com a doença de Alzheimer, novas moléculas contra cancro linfática (com um pedido de patente europeia em curso) incluindo a invenção de um novo catalisador que permite a obtenção de precursores de vários medicamentos e entretanto patenteada em 2018 pela United States Patent and Trademark Office.

Para Anthony Burke esta distinção é o reconhecimento de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na UÉ (pelo investigador e pela sua equipa) ao longo dos anos, “em colaboração com investigadores da Universidade e de outras Universidades (nacionais e internacionais), mas também com a participação ativa dos estudantes de licenciatura, mestrado, de doutoramento e de pós-doutoramento, porque essa é uma das nossas apostas; envolver e chamar os estudantes para investigar e seguir uma carreira internacional na investigação”.

O programa Fellows of ChemPubSoc Europe tem como objetivo reconhecer o contributo significativo e grau de compromisso na divulgação da atividade científica através das publicações do consórcio ChemPubSoc Europe e pelo serviço exemplar a, no mínimo, uma das sociedades, premiando o desempenho por serviços que em geral não são reconhecidos.

A ChemPubSoc Europe resulta da parceria de 16 sociedades europeias de química, incluindo a Sociedade Portuguesa de Química, e a editora Wiley-VCH, e edita 17 publicações de elevada relevância. Este conjunto de revistas registou, só em 2019, a publicação de mais de 9000 artigos, cerca de 250000 citações e download de 13,5 milhões de artigos completos.

Publicado em 11.03.2020