Assembleia Geral e Encontro de Gestão
SFERA-III debate atividades e cooperação entre empresas e academia

A segunda Assembleia Geral e o 3º Encontro de Gestão do projeto SFERA-III – Solar Facilities for the European Research Area – Third Phase, tiveram lugar em Cassacia, Itália, entre 11 e 13 de fevereiro. Ao longo de três dias, representantes das 15 instituições parceiras do projeto, oriundos de nove países-membros da União Europeia (UE), discutiram o funcionamento e atividades do SFERA-III e abordaram a cooperação entre academia e empresas.

No início dos trabalhos, o foco principal deu-se em relação a áreas de gestão e coordenação, formação e capacitação, intercâmbio científico e tecnológico, atividades transnacionais e comunicação e disseminação. Numa segunda fase, os trabalhos incidiram em componentes técnicas, com abordagens a procedimentos de teste para materiais e componentes de sistemas de armazenamento térmico e para novos conceitos de dessalinização solar e instalações de tratamento de água, controlo dinâmico e diagnóstico de sistemas integrados para a produção de combustíveis solares, monitoração das propriedades físicas dos materiais recetores no ponto focal de instalações solares concentradas, ou calibração de sensores e técnicas para determinação precisa de parâmetros de desempenho de protótipos instalados em infraestruturas de pesquisa.

O último dia foi dedicado a um seminário exploratório de cooperação entre empresas e academia. Tópicos como modelos de cooperação, parceria e estabelecimento de cooperação, transferência de propriedade inteletual, e financiamento e planeamento financeiro foram objeto de debate. Este seminário foi dinamizado por Péter Mogyorósi, da empresa LC Innoconsult International.

O SFERA-III é um projeto do Horizonte 2020, financiado pelo Programa de Infraestrutura de Pesquisa, em desenvolvimento durante quatro anos, até dezembro de 2022, com coordenação da Plataforma Solar de Almeria, do Centro de Investigação Energética, Ambiental e Tecnológica (CIEMAT-PSA), de Espanha.

 

 

 

Publicado em 06.03.2020