Ensaísta Carlos Reis recebe Prémio Vergílio Ferreira

A entrega do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2020 decorreu no dia 2 de março numa cerimónia que teve lugar na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora ao professor e ensaísta Carlos Reis.

Admirador da obra do escritor Vergílio Ferreira, o galardoado considera que nos últimos quarenta anos não houve no nosso país uma política para a internacionalização da língua portuguesa que fosse “coerente, orientada e sobretudo concertada com os outros parceiros”, referindo-se naturalmente aos países lusófonos.

Defensor do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Carlos Reis sublinha que este é sobretudo bem aceite pelos mais jovens, reconhecendo-lhe “mais vantagens do que limitações”, ainda assim, o Professor da Universidade de Coimbra, vencedor da vigésima quarta edição deste prémio atribuído pela Universidade de Évora, apontou a “falta de vontade política” como um dos motivos para que este modelo ortográfico não tivesse sido devidamente implementado.

Escolhido por unanimidade, Carlos Reis, autor de “uma vasta bibliografia”, que inclui mais de 200 títulos “em várias áreas de pesquisa, desde os estudos queirosianos e estudos saramaguianos à teoria e didáctica da literatura”, foi considerado pelo júri “um renovador dos Estudos Literários em Portugal desde o último terço do século XX”, e galardoado “pelo seu notável contributo no domínio do ensino da Literatura, dos Estudos Literários e da divulgação internacional da Língua e da Cultura portuguesas”.

Publicado em 03.03.2020