GabCom
4ª Assembleia Geral do INSHIP
Projeto INSHIP reúne em Évora

A 4ª Assembleia Geral do projeto INSHIP - Integrating National Research Agendas on Solar Heat for Industrial Processes (Integração do calor de processo solar na indústria nas agendas nacionais de investigação), decorreu em Portugal, entre os dias 21 e 23 de janeiro, na Universidade de Évora (UÉ).

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), membro da parceria do INSHIP, foi a entidade organizadora desta assembleia, que procurou analisar e discutir as oito áreas de trabalho do projeto, com revisão de atividades em curso, apresentação dos relatórios periódicos, abordagem das tarefas e marcos alcançados, assim como a calendarização das próximas atividades. Iniciado em janeiro de 2017, o projeto INSHIP aproxima-se da fase de conclusão, apontada para 31 de dezembro de 2020.

Em paralelo com os trabalhos de discussão e planeamento em assembleia, no dia 22 de janeiro o programa do evento reservou duas atividades distintas. Primeiro, no início da manhã, foi realizada uma visita às instalações da CER-UÉ na Herdade da Mitra, em Valverde, para dar a conhecer aos parceiros a Plataforma de Ensaios de Concentradores Solares (PECS) e a EMSP Evora Molten Salt Platform. Seguida pelo workshop “SSERR – Serviços de Apoio à Exploração dos Resultados de Investigação sobre o PEDR - Plano de Exploração e Disseminação da Investigação” [“SSERR - Support Services for the Exploitation of Research Results on PEDR – Plan for the Exploitation and Dissemination of Research"]. Antes, a primeira metade do dia 21 de janeiro foi reservada para a assembleia geral do Joint Program CSP da EERA - European Research Alliance.

O INSHIP é um projeto coordenado pelo Fraunhofer ISE, financiado pelo programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia, que agrega 28 parceiros de 10 países (Alemanha, Áustria, Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido, Suíça e Turquia), e procura estabelecer linhas de conexão, entre universidades e centros de investigação destes países, no sentido de definição de uma agenda comum para a pesquisa sobre a integração de calor de processo solar na indústria.

Publicado em 12.02.2020