Primeiro encontro de estudantes em música e musicologia na UÉ

A Universidade de Évora (UÉ) acolheu cerca de três dezenas de participantes, entre os quais estudantes de Mestrado e Doutoramento e recém-doutorados, provenientes de instituições de ensino superior portuguesas, espanholas, brasileiras, mexicanas, canadianas e holandesas no I Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia (EINEM), que decorreu nos dias 28 a 30 de novembro de 2019.

Maravillas Díaz Gómez, (Universidade do País Basco), e Eduardo Lopes (Universidade de Évora), foram os oradores principais nesta primeira edição do encontro onde, entre outros temas, abordaram questões e problemáticas das metodologias da investigação no âmbito da formação avançada realizada nas universidades. As comunicações, apresentadas em 10 painéis, estenderam-se desde a música sacra no século XVI à composição no século XXI, focando pelo meio alguns dos períodos históricos mais fundamentais na História da Música Ocidental, nomeadamente os séculos XVIII e XIX.

Este encontro de investigação para estudantes de música e musicologia pretendeu constituir, na sua génese, um momento de partilha e troca de ideias no respeitante a metodologias de investigação em música e musicologia, bem como de discussão e confronto de vários contextos musicais estudados num âmbito internacional. Deste modo, na presente edição conseguiu-se estabelecer um diálogo entre os vários casos apresentados sobre o contexto musical português em várias épocas com exemplos de outras áreas geográficas como, por exemplo, os casos do Brasil ou de Espanha. O evento constituiu, assim, um momento de constatação de caraterísticas musicais comuns aos vários contextos apresentados, bem como a descoberta de elementos únicos.

Organizado pelo polo da Universidade de Évora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, com o apoio da Escola de Artes e do Instituto de Investigação e Formação Avançada da mesma instituição, o encontro terminou com uma visita guiada por alguns exemplos da paisagem sonora histórica da cidade de Évora conduzido pelo investigador Luís Henriques, tema que está atualmente a ser desenvolvido por uma equipa de musicólogos e historiadores no projeto de investigação FCT “PASEV – Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora (1540-1910)” pelo pólo CESEM na Universidade de Évora.

Publicado em 03.12.2019