III Congresso Luso-Extremadurense de Ciências e Tecnologia na UÉ

A Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, em estreita colaboração com a Facultad de Ciencias da Universidad de Extremadura, organizou a 25 e 26 de novembro, o III Congresso Luso-Extremadurense de Ciências e Tecnologia, no Colégio Luís António Verney.

No âmbito desta iniciativa, criou-se um espaço de divulgação de projetos de investigação científica, tanto através de comunicações orais como de posters, em distintas áreas temáticas, tais como Física, Ambiente, Energia, Paisagem, Património, Agroalimentar, Medicina Veterinária e outros domínios das Ciências e Tecnologia.

Jacinto Martín, vice-reitor da Universidad de Extremadura, expressou o seu contentamento relativamente a esta colaboração e destacou a importância desta iniciativa. “Ao sermos de regiões pouco povoadas, temos problemas semelhantes, pelo que este tipo de parcerias se torna fundamental, já que é uma forma de unir os nossos investigadores e motivar a sua participação em projetos europeus conjuntos”, explicou. “Através deste evento procuramos aproximar as duas instituições e promover a sua união”, concluiu.

Este evento começou por ser um encontro entre os departamentos de Matemática de ambas as universidades, contudo, após o êxito evidente e com o intuito de consolidar a parceria entre a UÉ e a Universidad de Extremadura, esta iniciativa expandiu-se às diversas áreas de investigação. Com o objetivo de fomentar esta colaboração entre os investigadores das duas instituições, esta iniciativa realiza-se agora anualmente, alternando-se de ano a ano o local do Congresso, sendo que a primeira e a terceira edições tiveram lugar em Évora.

Em 2020, a Facultad de Ciencias da Universidad de Extremadura será o palco da quarta edição do Congresso Luso-Extremadurense de Ciências e Tecnologia. Recorde-se que da parceria entre as duas instituições resultou também a realização de um Mestrado conjunto em Recursos Hídricos.

Publicado em 26.11.2019