Município de Arraiolos
Laboratório HERCULES consultor científica na confecção de tapetes de Arraiolos

No âmbito de "O Tapete está na Rua'19", a Universidade de Évora e a Câmara Municipal de Arraiolos assinaram um protocolo que visa a investigação pelo Laboratório HERCULES da UÉ na área da tinturaria e outras matérias ligadas ao Tapete de Arraiolos.

O protocolo visa a "consultoria científica na confeção de tapetes de Arraiolos no CITA para fins exclusivamente museológicos, nomeadamente no que concerne aos materiais, cores e métodos de tingimento a utilizar na produção desses exemplares, bem como  apoio técnico e material no que concerne ao projeto de realização de uma exposição temporária no CITA com tapetes de Arraiolos confecionados com a técnica do bordado em ponto pé-de-flor sobre telas de estopa de linho e com lãs tingidas com corantes e mordentes naturais em laboratório químico”.

O laboratório de HERCULES, criado em 2009, é uma infraestrutura de investigação da Universidade de Évora, dedicada ao estudo e valorização do património cultural, com especial enfase na integração de metodologias das ciências físicas e dos materiais em abordagens interdisciplinares. Situa-se em Évora, uma cidade Património Mundial da UNESCO, e compreende vários laboratórios com equipamentos de ponta com a capacidade de desenvolver investigação inovadora que compreende a análise in situ não destrutiva, microanálise, análise química de alta resolução e desenvolvimento de materiais e produtos inovadores, tornando-se único em Portugal e um dos mais atrativos do seu tipo na Europa.

Publicado em 28.06.2019