Soluções de armazenamento e gestão de energia em discussão
Projeto AGERAR

O consórcio do projeto AGERAR reuniu-se nas instalações do INTA para debater os avanços das ferramentas e estudos em curso neste projeto.

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora, participou na localidade de Mazagón, Huelva, na reunião do projeto europeu AGERAR (Armazenamento e gestão de energias renováveis em aplicações comerciais e residenciais), em colaboração com Espanha enquadrada na iniciativa Interreg Poctep.

A proposta AGERAR associa universidades, centros tecnológicos e agências regionais para desenvolver e avaliar soluções técnicas para promoção de eficiência energética e critérios de sustentabilidade em micro redes comerciais e residenciais para as quais está a desenvolver ferramentas e sistemas inovadores baseadas em armazenamento de energia e tecnologias da informação e comunicação.

A reunião de todos os participantes do projeto teve lugar no Centro de Experimentação El Arenosillo (CEDEA) pertencente ao INTA (Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial) tem em Mazagón (Huelva) e serviu para que os sócios debatessem os avanços das diferentes atividades do projeto e para perfilar as últimas tarefas para concluir as ferramentas e estudos da AGERAR que serão publicados no último trimestre de 2019.

Além disso, os sócios tiveram a oportunidade de conhecer pormenorizadamente as instalações da CEDEA nas que estão a ser desenvolvidos alguns dos trabalhos experimentais do projeto AGERAR, em particular, a micro rede experimental que foi usada como plataforma de demonstração de sensores, sistemas de comunicação, monitorização e sistemas de controlo.

Precisamente esse é um dos pontos fortes do projeto AGERAR, a partilha comum do “know-how” e da grande experiência que têm os diferentes sócios participantes através de ações específicas de I+D levadas a cabo. É muito importante também o foco prático dado ao projeto mediante o uso das instalações experimentais com as que contam os diversos sócios, com características diferentes quanto a usos e aplicações.

O projeto AGERAR

O armazenamento de energia juntamente com a utilização de tecnologias da informação e comunicação favorece que as comunidades de vizinhos, as áreas residenciais ou as zonas comerciais possam produzir e gerir a sua própria energia através de fontes renováveis, de uma forma muito mais eficiente e rentável. Inovadores sistemas de armazenamento e de controlo permitem otimizar o funcionamento da instalação elétrica para conseguir economizar na fatura, além de reduzir as emissões causadas pela produção energética tradicional.

O AGERAR começou em maio de 2017 e finalizará no último quadrimestre de 2019. Neste projeto participam, junto com aUniversidade de Évora, a Agencia Andaluza da Energia, a Universidade de Sevilha, sócio líder; o Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA); a Agência Regional de Energia e Meio ambiente do Algarve (AREAL); o Instituto Tecnológico da Galiza (ITG); a Universidade do Algarve e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial de Portugal (INEGI).

Publicado em 04.06.2019